Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Penitenciária de Florianópolis ganha...

Penitenciária de Florianópolis ganha nova biblioteca e espaço educacional

Representantes da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria da Educação (SED), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Conselho da Comunidade estiveram nesta segunda-feira, 12, no Complexo da Capital para a inauguração da nova biblioteca da Penitenciária de Florianópolis e do Espaço Despertar Pela Leitura, locais destinados à remição e ressocialização dos internos. Santa Catarina registra 24.411 apenados no sistema prisional, destes, 11.698 estão envolvidos em atividades educacionais, incluindo o Projeto Despertar pela Leitura.

Segundo o secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, a educação e a atividade laboral são os dois pilares do Governo do Estado no desenvolvimento da ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “Além disso, a ressocialização também contribui para a segurança pública, pois assim é menor a probabilidade dos apenados voltarem a cometer crimes, o que reduz o número de vítimas, ajuda a criar comunidades mais seguras e desonera o Estado com os custos do sistema prisional”, ressaltou Schelbauer.

Regido por um termo de cooperação entre a SAP e a Secretaria da Educação (SED), o Projeto Despertar Pela Leitura é uma ferramenta educacional de grande importância no sistema prisional que tem como proposta principal reintegrar o apenado à sociedade através do incentivo à leitura e da conscientização da importância da educação. Para cada obra lida corresponde a remição de quatro dias de pena, limitando-se, no prazo de um ano a leitura de 12 obras efetivamente lidas e avaliadas, com possibilidade de remir até 48 dias a cada período de 12 meses.

De acordo com a superintendente do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Departamento de Polícia Penal, Josiane Maria Melo da Rosa, o trabalho em conjunto entre todos os envolvidos e as parcerias celebradas fortalecem ainda mais o desenvolvimento dos projetos educacionais. “Ver esse fruto (inauguração da biblioteca) é a certeza de mais uma semente que deu certo em nosso trabalho. Estamos sempre em busca de melhorar”, comentou.

Novas vagas e parcerias pela ressocialização

Cerca de 400 internos participam do Projeto Despertar Pela Leitura na Penitenciária de Florianópolis. Contudo, com a inauguração do espaço e da nova biblioteca, mais 170 apenados poderão ser atendidos pelo programa. “Tudo é fruto de parceria. O contêiner que abriga o novo espaço foi doado pelo Conselho da Comunidade e reformado aqui por nós, os professores vêm pela Secretaria de Educação e as bibliotecárias são estagiárias da UDESC. Todos os resultados são atingidos em grupo e pelo melhor desenvolvimento do sistema prisional catarinense”, contou Max Orth, diretor da unidade que também informou que em breve o projeto estará disponível para todos os internos da unidade prisional.

Para a coordenadora do programa de extensão da Udesc Novos Horizontes: A universidade nos espaços de privação de liberdade, Prof. Daniella Pizarro, esse projeto em parceria com a SAP, SED e UDESC fundamental no apoio à leitura da população privada de liberdade. “Por meio da literatura criamos leitores e, desta forma, formamos melhores cidadãos para a sociedade”, completou.  

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support