Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Penitenciária de São Cristóvão...

Penitenciária de São Cristóvão recebe treinamento de viveiros florestais

Construir viveiros de mudas florestais nativas utilizando as técnicas para implantação, manejo e manutenção das estufas. Este é o objetivo do treinamento “Implantação e manutenção de viveiros florestais”, com 24 horas/aula, disponibilizado, gratuitamente, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). A primeira turma do treinamento inicia nesta quarta-feira, 29, na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, com apoio do Sindicato Rural de Ponte Alta, da Secretaria de Estado de Planejamento e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

A atividade integra o programa denominado “Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de Plantas Nativas” (Acorde Plantas Nativas), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento em parceria com o Senar/SC e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, será abordado todo o processo, desde a construção do viveiro até a produção das mudas de plantas nativas. Além disso, também estarão assuntos como segurança e saúde no trabalho, cuidados como o meio ambiente, características do viveiro, sistema de produção, sistema de irrigação, dimensionamento do viveiro, preparação do local, construção das estufas de germinação, enraizamento e crescimento, rustificação ou aclimatação, manejo e manutenção do viveiro.

O programa “Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de Plantas Nativas (Acorde Plantas Nativas) visa qualificar condenados em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário como viveiristas, valendo-se de atividades teóricas e práticas, bem como proporcionar atividades para remissão de penas por meio da manutenção de viveiros de mudas nas unidades prisionais agrícolas e utilizar as mudas produzidas para inserção de áreas degradadas. Atualmente, integram o projeto três unidades: Colônia Penal Agrícola de Palhoça, Penitenciária Agrícola de Chapecó e Penitenciária Agrícola de São Cristóvão do Sul.

O programa Acorde Plantas Nativas foi criado em 2009 com o intuito de estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à reintrodução de plantas nativas do Estado em diferentes ambientes urbanos e rurais. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio de diversas instituições governamentais e não-governamentais.

Mais informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Imprensa SPG
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3319/9186-9740

Marciane Páz
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, Chapecó (SC)
Telefones: (49) 3323-4244/ (49) 9967-4244
E-mail: mb@mbcomunicacao.com.br