Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Pela primeira vez, SC...

Pela primeira vez, SC alcança 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola em seus 295 municípios

Uma boa notícia para a educação e para a saúde catarinense. Pela primeira vez em 15 anos de existência, 100% dos municípios confirmam adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) ciclo 2023-2024.

Para alcançar essa marca, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio dos representantes das 17 regionais de saúde, mobilizou e orientou todos os municípios com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

O programa é direcionado para estudantes da rede de ensino e contribui para o desenvolvimento integral e exercício da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Após adesão ao programa por parte do município, cabe a estes monitorarem e repassarem as atividades realizadas pelo sistema e-gestor, pois esta é a garantia para receberem os recursos do Ministério da Saúde.

Entre as atividades do PSE, estão ações de promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da atividade física, o da cultura da paz e direitos humanos, prevenção de doenças negligenciadas, saúde ambiental, verificação da situação vacinal, prevenção do uso de drogas, álcool e de doenças sexualmente transmissíveis, atividades de saúde bucal, auditiva e ocular.

Dentre os 26 estados do Brasil, Santa Catarina está entre os 18 que possuem 100% de adesão .
O papel do Estado tem sido instigar esse processo de monitoramento das ações, fomentar o planejamento e ajudar na capacitação dos profissionais cada vez mais preparados para apoiar as 13 temáticas abordadas pelo programa.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support