PCSC apresenta Sistema Único de Denúncias em evento nacional no Rio de Janeiro
Santa Catarina foi destaque durante o Encontro Nacional das Centrais de Disque Denúncia realizado entre os dias 26, 27 e 28, no Rio de Janeiro.
Na oportunidade, o diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira, apresentou o Sistema Único de Denúncia (SUD) ferramenta que dá agilidade no recebimento e encaminhamento da denúncia para o setor competente.
Outro ponto interessante do SUD é que as mensagens em áudio são automaticamente convertidas em texto por meio da IA, liberando assim o policial para atuar em sua atividade fim.
O delegado comentou sobre o encontro que, segundo ele, foi possível conhecer as melhorias em processos, em protocolos, em tecnologias que cada estado está utilizando:
SONORA
Em 16 meses de funcionamento, o SUD já permitiu que mais de 44 mil denúncias fossem distribuídas aos Núcleos de Inteligência da PCSC. Essas informações chegaram à plataforma SUD por meio de diversos canais como o Disque Denúncia/ 181 (34.516 mensagens), whatsapp (396), formulário (9.853) e o SOS Escola (135).
A denúncia é uma ferramenta importante para a Polícia Civil, pois contribui para a investigação e garante o anonimato para o denunciante.