Pavimentação da SC-486 até as Cavernas de Botuverá já apresenta melhorias aos moradores antes de ser inaugurada
Quando a dona de casa Tereza Martins Cuchi, 53 anos, passa pela SC-486, em Botuverá, ela mal acredita que a partir de agora as roupas que ela deixa para secar saem do varal sem poeira. Da mesma forma, fica feliz em ver que ao passarem pela via, os veículos e caminhões não levantam mais pó e nem atolam na lama que se formava em dias de chuva.
“Sou nascida e fui criada aqui no bairro Ribeirão do Ouro e para nós é uma maravilha esse asfalto, por conta do comércio, por não ter mais poeira, e até por diminuir os acidentes que aconteciam aqui. Ter o asfalto em frente a nossa casa é muito bom e temos muito que agradecer ao Governo do Estado por isso”, declara dona Tereza.
O depoimento dela traduz a recém realidade de muitos moradores da localidade, que dependem da via para trafegar e que já contam com a pavimentação asfáltica no trecho que vai até as Cavernas.
A obra é resultado de R$ 12,3 milhões de investimentos do Governo do Estado na via, através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) para a pavimentação de 11,25 quilômetros, e atende uma reivindicação de cinco décadas da comunidade. Além do fim da poeira e da lama, os moradores também passam a contar com uma melhor estrutura no acesso às Cavernas, o que contribui também para o turismo e consequentemente à economia do município.
“Agradecemos ao Governo do Estado por essa pavimentação, já que foram muitos os pedidos e abaixo-assinados dos moradores para que ela fosse feita. Temos duas mineradoras de calcário na localidade, que dependem do trecho, e um movimento de quase 200 caminhões por dia que trafegam por ali, sem contar na poeira, que incomodava os moradores e que se tornava lama em dias de chuva”, declara o prefeito de Botuverá, José (Nene) Colombi.
Atualmente a obra está cerca de 80% concluída e de acordo com o prefeito quando finalizada também irá contemplar a travessia do Alto Vale para ter acesso à regional.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, essa é uma das grandes obras da regional de Brusque. “Em pouco tempo acreditamos que essa obra possa ser inaugurada. Assim, teremos mais um grande investimento do Governo do Estado na área de infraestrutura na nossa regional, garantindo mais acessibilidade e segurança para quem transita pela via”, completou.
Mais investimentos
Além da pavimentação da SC-486, outra importante obra para a cidade é a Barragem, que também será construída com investimentos do Governo do Estado, no valor de mais de R$ 80 milhões. A obra faz parte do maior pacote de investimentos de Santa Catarina, em obras preventivas e toda história do Estado, que está recebendo o maior volume de obras em território nacional, no que diz respeito à mitigação. A Barragem de Botuverá ainda aguarda as liberações das licenças ambientais.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}