Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. “Patas que Curam”: projeto...

“Patas que Curam”: projeto do CBMSC irá beneficiar internados no Hospital Regional de Araranguá

Toque, aconchego e aproximação. O projeto “Patas que Curam”, que está sendo realizado pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) em parceria com o Hospital Regional de Araranguá (HRA), administrado pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, prevê a visita do binômio (bombeiro militar + cão) a pacientes internados ou em fase de tratamento periódico.

O binômio, formado pelo cabo Matheus Premoli e o cão Bono, realizará visitas quinzenais ao HRA, com o objetivo de diminuir a sensação de estresse e ansiedade dos pacientes. A dupla, além do projeto, está à disposição da corporação para ocorrências que envolvam resgate de vítimas desaparecidas.

“Nós sabemos o quanto é difícil esse momento de internação, por isso a ideia é trazer o Bono para que eles tenham carinho e possam amenizar um pouco a saudade de casa”, afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.

Segundo a gerente de Enfermagem do HRA, Carla Cibele Silveira da Costa, o momento da visita é sempre de muita emoção. “Muitos pacientes já estão há algum tempo internados, então acabam lembrando do seu animal de estimação”, ressalta. “A cão terapia é uma terapia assistida através de um cão que precisa estar devidamente treinado e vacinado, com atestado veterinário. Ela auxilia na melhora da condição emocional e diminui o nível de estresse. Só tem benefícios”, finaliza.

Bono chegou no 4º BBM no ano de 2019 e completou quatro anos no último dia 02 de julho. A dupla fica localizada na cidade de Araranguá, na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, onde realiza seus treinos diários e ficam de prontidão para chamados que necessitem de buscas. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support