Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Parto humanizado no Hospital...

Parto humanizado no Hospital e Maternidade Tereza Ramos proporciona experiências memoráveis às futuras mamães

O nascimento de um filho é um momento extraordinário na vida de uma mulher, repleto de emoções, desafios e lembranças que perduram para sempre. Com o propósito de garantir segurança, conforto e acolhimento às futuras mamães, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR), situado em Lages, destaca-se por sua abordagem dedicada ao parto humanizado.

Cleonice Aparecida Martins, moradora de Lages, compartilha sua experiência. “A gestação do meu bebê era de alto risco, e os profissionais da maternidade foram incríveis. As enfermeiras cuidaram de mim e da minha filha com todo o carinho. O atendimento é maravilhoso. Não tenho do que reclamar”.

O conceito de parto humanizado vai além da escolha entre parto normal ou cesariana, seu foco está em respeitar o processo natural do nascimento. A equipe de saúde envolvida utiliza condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, respeitando as escolhas da gestante quanto ao acompanhante, alimentação, técnicas de relaxamento para dor e a melhor posição para o parto.

“Trabalhamos com métodos como bolas, aromaterapia, banho terapêutico, música e escalda pés, tudo para proporcionar conforto e segurança à mulher, permitindo que ela tenha uma experiência positiva”, destaca a enfermeira obstétrica Priscila Froza.

Como prioridade das práticas relacionadas ao parto humanizado, Priscila destaca que “em nosso serviço, logo após o nascimento, priorizamos o cuidado pele a pele. O bebê é entregue à mãe e a amamentação é estimulada nos primeiros minutos de vida”.

O Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Tereza Ramos realiza em média 250 partos por mês. Além disso, a unidade conta com estrutura para atender diversas necessidades no cuidado materno-infantil, incluindo 36 leitos na maternidade, 12 leitos de UTI Neonatal, 07 leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 04 leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

A unidade dispõe de Ambulatório de Atenção Especializada em Gestantes e Crianças de Alto Risco, que segue as diretrizes do Programa Planifica SUS. O serviço abrange 18 municípios e está vinculado a 99 unidades de saúde da região.

“Hospital Amigo da Criança”, o Tereza Ramos possui o selo de qualidade em decorrência das ações de sucesso no aleitamento materno. O Banco de Leite realiza cerca de 500 coletas de leite materno por mês. Ainda, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, localizada anexo ao hospital, possui 20 leitos e recebe as mães que moram em municípios da região que aguardam pela alta do recém-nascido.

Mais informações para a imprensa:

Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support