Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Parques Científicos em Biotecnologia...

Parques Científicos em Biotecnologia é tema de debate na Udesc nesta quinta-feira

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages, realizará nesta quinta-feira, 11, o Seminário “Parques Científicos em Biotecnologia”, no anfiteatro Caverna, localizado no prédio do curso de Agronomia da Udesc Lages, no bairro Conta Dinheiro. O evento marca o início do debate sobre o tema e a possível instalação de um parque na área da biotecnologia na região.

O seminário voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empresários da área de biotecnologia, é aberto e gratuito. Além da organização ser feita pela universidade, o evento acontecerá em parceria com o Instituto Orion de Lages e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com a participação de membros da Universidade de Barcelona e do Parque Científico de Barcelona.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, professor Alexandre Reis esse é uma conversa inicial, a qual traz em debate o tema inovação e tecnologia. “Falar de inovação é falar da aproximação de quem desenvolve ciência e tecnologia, nesse caso as universidades, e de quem produz”, afirma Reis.

Segundo o pró-reitor o Brasil está muito atrás e o compara com os Estados Unidos, onde apenas 12% dos doutores estão nas universidades, sendo que os demais estão nas empresas desenvolvendo novas tecnologias e produtos. “A universidade sozinha não tem competência para produzir e a indústria não possui os recursos humanos para as ciências”, afirma. De acordo com Alexandre Reis a medida que a indústria cresça em termos de inovação e competitividade, elas poderão absorver pessoal capacitado para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. “Ao mesmo tempo aumentando nas universidades a demanda para a formação de doutores”, acrescenta.

A possibilidade da implantação de um parque tecnológico em Biotecnologia vai ampliar o contato da universidade com a iniciativa privada. “A Udesc está localizada dentro de polos de produção, em todas as regiões do Estado. Utilizar a competência que nós temos em biotecnologia é fomentar o desenvolvimento local de empresas, a partir da incubação”, explica Reis.

Um dos passos para que a Udesc possa se tornar parceira na implantação do parque foi dado na segunda-feira, 8, quando a Udesc, a Fapesc e a Universidade de Barcelona assinaram o Acordo de Cooperação Técnica e Científica. O tratado prevê o envio de especialistas catarinenses à Catalunha e a vinda de especialistas catalães a Santa Catarina; e a realização de visitas de estudo, estágios, treinamentos e eventos de formação, nas duas regiões, por parte de estudantes, professores e servidores das universidades envolvidas. Com a assinatura do acordo as duas universidades podem cooperar em diversas áreas, inclusive no que diz respeito sobre a troca de conhecimento em parques científicos, já que a universidade estrangeira possui um, o Parque Científico de Barcelona.

“O seminário será a primeira prospecção entre pesquisadores da Udesc e da Universidade de Barcelona, após convênio firmado na segunda-feira. Também será um momento de aproximação com o projeto do parque tecnológico Orion de Lages”, acrescenta o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

Programação
A abertura do seminário acontecerá nesta quinta-feira, 11, às 8h30. No evento acontecerão cinco palestras. “A Fapesc como agência de fomento ao desenvolvimento de SC” será o tema de abertura do encontro, com o professor da Udesc e diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo.

“Um dos pontos principais do seminário será a participação do pesquisador da Universidade de Barcelona, Fernando Albericio, renomado pesquisador na área de peptídeos e química combinatória, com mais de 500 artigos publicados e 35 patentes registradas, diretor geral do Parque Científico de Barcelona, por muitos anos”, enfatiza o diretor de Pesquisa da Udesc Lages, Cristiano Steffens. Albericio falará sobre o tema “Parques Científicos: importância e oportunidades”.

Além do pesquisador da Universidade de Barcelona, o evento contará com a palestra “Gerações de Parques Científicos e Core Facilities como ferramentas de apoio à pesquisa”, com o Luciano Trevisan, do Parque Científico de Barcelona. “Os palestrantes que virão da Espanha trazem para nós as suas experiências, no sentido de mostrar o que é necessário para implantar e desenvolver um Parque Científico em Biotecnologia e quais os possíveis ganhos para universidade e para a sociedade”, afirma Steffens.

Confira a programação completa.

Inscrição
As inscrições para o seminário poderão ser feitas no dia do evento, a partir das 8h e não há taxa de inscrição.

{article Heloíse Guesser – Udesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support