Parque Rio Canoas vai receber investimentos em estrutura
A 3ª maior unidade de conservação de Santa Catarina, o Parque Estadual Rio Canoas, localizado no município de Campos Novos, vai receber investimento superior a R$ 1 milhão para melhoria da infraestrutura. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, em ato realizado na prefeitura de Campos Novos, na quinta-feira, 17.
“A área em que o parque se encontra possui grande diversidade de fauna e flora e, com uma boa estrutura, poderá dar um impulso considerável no desenvolvimento de atividades turísticas na região, além de trabalhos de referência em educação ambiental”, declarou Chiodini.
De acordo com a administradora da unidade de conservação, Leila Alberti, o montante será investido na construção da sede, poço artesiano, portal, trilha para visitação das lagoas, com aproximadamente 1,2 km de extensão e projeto elétrico. “Devemos iniciar as obras em breve e temos o prazo de 30 de março de 2017, o dia do município de Campos Novos, para findá-las.”, disse.
Com aproximadamente 1.200 hectares, o Parque Rio Canoas foi adquirido pela empresa Campos Novos Energia S/A e repassada ao Governo do Estado como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico, sendo administrada pela Fundação do meio Ambiente (Fatma).
Parceiras com Universidades já estão acontecendo para pesquisa e exploração da fauna e flora do parque. Universidade Federal de Santa Catarian, Unoesc, Unochapecó, Universidade Federal do Rio Grande do Sul já desenvolvem trabalhos de extensão na localidade.
Para o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Alaor Gotz, o investimento é importante no sentido de gerar aproveitamento de uma área que além de estimular a pesquisa na região ainda gera potencial turístico e de lazer para a comunidade. “O Parque traz para a sociedade uma compensação social pela instalação das empresas hidrelétricas na região. Além de ser fonte de pesquisas importantes no que diz respeito a fauna e flora o parque também produzirá turismo ambiental e de aventuras que oportunizará opções de lazer a população da região, como também no desenvolvimento do setor turístico, que pode alavancar a economia dos municípios da 8ª Região”, explicou.
Participaram da reunião o diretor de proteção de ecossistemas, Coronel Rogério Rodrigues; o gerente de Unidades de Conservação, Gilberto Morsch; e demais autoridades.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos