Parque Estadual Acaraí celebra 18 anos de existência no município de São Francisco do Sul
Imagem: Adrio Centeno/IMA
O Parque Estadual Acaraí está completando a maior idade no próximo sábado, 23. Localizado no município de São Francisco do Sul há 18 anos, a unidade representa uma conquista para todos os catarinenses, ao considerarmos que a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta e, por isso, as ações para sua preservação, recuperação e restauração são prioridades nas políticas de conservação de biodiversidade no estado.
Para celebrar a data, o parque fará o lançamento oficial da obra da Sede Administrativa e do Centro de Visitantes. “A construção do Centro de Visitantes do Parque Acaraí é um sonho antigo de todos que estão ligados à preservação ambiental no município de São Francisco do Sul”, comenta o coordenador do parque, Bruno Pesserl.
Imagem Ilustrativa do projeto da Sede Administrativa e do Centro de Visitantes
No local haverá um auditório, hall de exposições, espaço de convivência, loja, café e mirante, além da Sede Administrativa e Espaço de Pesquisas com laboratório e alojamentos. “Esperamos fazer uma grande contribuição com a educação ambiental do município, e com a qualificação do turismo sustentável nas nossas praias”, conclui o coordenador.
A unidade possui uma área aproximada de 6.667 hectares, na planície litorânea da ilha de São Francisco, somado o arquipélago Tamboretes, áreas de valor cênico, relevância em biodiversidade e o mais importante remanescente contínuo de ecossistemas costeiros em Santa Catarina formado pela restinga da Praia Grande.
O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado. Lembrando, que o IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e também, da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line pelo site do IMA.
Sobre o Parque
O complexo hídrico existente na área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas, que somado à Vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio da Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção.
Já foram identificadas no Parque Estadual Acaraí: 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis (5 tartarugas marinhas, 1 cágado de água doce, 1 crocodiliano, 6 lagartos, 1 anfisbenídeo e 19 serpentes), 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos não-voadores e 38 espécies de peixes no Rio Acaraí.
Saiba mais sobre a unidade no site o IMA