Parceria entre Governo do Estado e Unoesc Xanxerê beneficia acadêmicos das licenciaturas com bolsas do Proesde
Jean Carlos Parmegiani De Marco é acadêmico do curso de Educação Física. Ele está no quarto semestre e foi um dos contemplados com a bolsa de estudos ofertada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Xanxerê. O curso de extensão em Organização Curricular na Educação Básica Catarinense que integra o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde/Licenciatura) conta com uma carga horária de 300 horas que compreendem encontros presenciais, projeto de intervenção na escola e ainda atividades online. A realização de um seminário regional por semestre também está inclusa na programação.
“É muito importante pois vou poder fazer um trabalho diferenciado do que já desempenho na escola. É algo que vai contribuir com a minha carreira profissional. O mais importante é a prática que a gente pode adquirir na escola e a vivência que este projeto irá trazer”, comenta Jean Carlos.
O curso tem o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais das licenciaturas no âmbito da proposta curricular da Educação Básica do Estado de Santa Catarina. Conforme a Coordenadora dos Cursos de Graduação na área de Ciências Humanas e Sociais da Unoesc Xanxerê, Édina Rodrigues Ruaro, esta é uma possibilidade de crescimento para o aluno. “É a possibilidade que eles têm de crescer intelectualmente e como profissionais, além de ir para a escola já cientes do que é a proposta curricular de Santa Catarina”, explica Édina.
Durante os 18 meses de curso os 15 alunos contemplados como titulares recebem bolsa de 100% no valor da mensalidade da sua graduação. Os demais alunos inscritos ficarão como suplentes e participam do curso sem custo. O sorteio foi realizado na sexta-feira, 21, no Campus da Unoesc em Xanxerê.
“Os acadêmicos são duplamente beneficiados. Eles recebem o valor que abona a sua graduação e recebem 300 horas de formação. É tudo o que precisamos para incentivar as pessoas a estudar a querer ser professor. O melhor do que ser professor é ser excelentes professores, que é o que precisamos hoje”.
A supervisora de Educação Superior, Tereza Cristina Giordani, explica que a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo uma oportunidade para que acadêmicos possam realizar Projetos de Intervenção nas Unidades Escolares. “Fundamentados na proposta curricular de Santa Catarina, a Secretaria está contribuindo na formação destes acadêmicos com o curso de 300 horas e ainda com bolsa de estudo. Ganhamos todos nós. Sejam as escolas, nossos professores, os acadêmicos e principalmente nossos alunos da rede pública Estadual”, comenta.
Foram beneficiados alunos dos cursos de Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa, Educação Física, História e Ciências Biológicas.
Informação adicional para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrxanxere