Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Paraguai é o próximo...

Paraguai é o próximo destino do projeto SC-Export

O SC-Export embarca para o Paraguai nesta terça-feira, 31. O Governo do Estado de Santa Catarina e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), parceiros na execução do projeto, irão acompanhar as 18 empresas do setor de alimentos, máquinas e equipamentos na missão internacional que visa impulsionar o comércio exterior para micro e pequenas empresas catarinenses.

A programação da missão empresarial prevê visitas ao Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Tecnologia, Normalização e Metrologia, Ministério da Indústria e Comércio, além de reuniões técnicas e encontros com possíveis compradores paraguaios. O SC-Export tem o patrocínio da Portonave e conta com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade de Blumenau (Furb).

A Secretaria de Articulação Internacional atua no processo e apoio, não só da instalação de grandes empresas no Estado, mas também ao pequeno e microempreendedor. “Esse projeto concretiza uma inovação em política pública para que se alavanque o número de exportadores catarinenses, uma importante bandeira do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm. Pela primeira vez durante o SC-Export, esses empreendedores estão tendo a oportunidade de expandir seus negócios com este projeto, que é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SAI e da SICOS, Univali e Portonave. Tivemos enorme sucesso na missão ao Chile e agora será a vez desses empreendedores mostrarem seus produtos, com qualidade internacional, para fechar ainda mais negócios”, afirmou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

De acordo com a professora Giselda Cherem, responsável por projetos de extensão da Escola de Negócios da Univali, a primeira missão empresarial do SC-Export ao Chile, na semana passada, foi um sucesso. “Conseguimos fazer 150 reuniões simultaneamente para 24 empresas com 35 compradores chilenos. O objetivo era estreitar laços entre os dois mercados, entretanto duas empresas já voltaram do Chile com negociações concluídas e pedidos fechados. Estamos com excelentes expectativas para a missão no Paraguai e muito felizes de poder usar a expertise que já temos na Univali para auxiliar os empresários a prospectar compradores internacionais e aumentar a exportação de micro e pequenas empresas catarinenses.”

A gerente de microempreendedor individual da SICOS, Laryssa Schmitz, informou que o Brasil já possui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, legislação que permite um regime diferenciado para simplificar a exportação. “Ainda assim, há um desafio enorme a ser vencido, pois muitas empresas não possuem conhecimento dessa possibilidade, além de não terem um planejamento estratégico. O SC-Export nasce justamente para ampliar os horizontes das empresas com interesse em exportação”.

A comitiva da missão para o Paraguai terá representantes da Univali, da Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina (SAI), da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (SICOS) e de empresas dos municípios de Joinville, Penha, Itajaí, Barra Velha, Navegantes, Jaraguá do Sul, Ouro, Iporã do Oeste, Nova Veneza, São Miguel do Oeste, Blumenau, Schroeder, Balneário Camboriú, Corupá e Rio Negrinho.

Com informações: Univali

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support