Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Anteprojeto de lei sobre...

Anteprojeto de lei sobre fauna nativa e exótica de SC segue para análise final com quase 400 contribuições de cidadãos

A Secretaria da Casa Civil encaminhou à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável para análise final a versão compilada do anteprojeto de lei que trata sobre a fauna nativa e exótica do Estado com as 386 sugestões recebidas por meio do Consulta Pública On Line. A ferramenta, que pode ser acessada em consultapublica.scc.sc.gov.br, permite ao cidadão se manifestar sobre anteprojetos de lei e de decretos do Poder Executivo antes do envio à Assembleia Legislativa ou da publicação no Diário Oficial do Estado.

“A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pesca, fará a análise técnica da minuta enviada e definirá se adotará ou não as sugestões feitas pelos cidadãos. Assim que a versão final retornar à Casa Civil, acredito que levaremos no máximo dez dias para encaminhar o projeto à Assembleia Legislativa”, explica a diretora de Assuntos Legislativos da Secretaria da Casa Civil, a procuradora do Estado Jocélia Aparecida Lulek.

O anteprojeto da fauna nativa e exótica do Estado ficou aberto à consulta pública durante 30 dias no mês de abril. Foram recebidas 386 contribuições de cidadãos de diferentes regiões de Santa Catarina e até de fora do Estado. De acordo com a diretora, o volume e, principalmente, a qualidade das sugestões apresentadas chamaram a atenção da equipe envolvida no processo. “As pessoas que contribuíram demonstraram conhecimento técnico e jurídico. Isso nos deixou muito satisfeitos”, ressalta.

A minuta com as sugestões compiladas pode ser acessada na seção “documentos complementares

Novo projeto disponível

Desde 2 de junho está aberto ao recebimento de contribuições no Consulta Pública On Line um novo anteprojeto de lei. Também de iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o anteprojeto altera a lei 15.133 de 2010 e aborda, entre outros assuntos, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O envio de sugestões poderá ser feito pela internet até as 19h do dia 1º de julho em consultapublica.scc.sc.gov.br. Para contribuir, o cidadão precisa preencher um pequeno cadastro.

Desde a abertura da matéria para contribuições, a Diretoria de Assuntos Legislativos da Casa Civil percebeu um aumento significativo no número de novos cadastros de usuários. Até o momento, são mais de 1200 cidadãos ativos no sistema. “A ampliação do número de cadastros desde que o projeto do PSA foi disponibilizado indica o quanto a matéria é complexa e desperta o interesse dos cidadãos. Isso nos mostra que a decisão de submeter o assunto à consulta pública foi a mais acertada porque permite a democratização desse debate”, avalia a diretora Jocélia Lulek.

O Pagamento por Serviços Ambientais é um instrumento para melhorar as políticas de conservação da biodiversidade que parte do princípio de que produtores rurais podem ser compensados financeiramente pela provisão de serviços ambientais que geram benefícios para a sociedade. Conforme a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, um exemplo clássico de PSA é a compensação financeira de produtores que preservam a mata ciliar em áreas de mananciais de abastecimento público contribuindo para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos oferecidos à população de áreas urbanas. 

Informações adicionais:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support