Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Palhaçoterapia integra servidores na...

Palhaçoterapia integra servidores na Maternidade Darcy Vargas em Joinville

Foto: Divulgação / Maternidade Darcy Vargas

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, participa do projeto Palhaçoterapia para integrar os servidores. As ações começaram em 2019 e a primeira turma de “palhaços” já atuou em diversos setores da unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa partiu da servidora Carla Gisele Vaichulonis, que teve a ideia de criar um grupo e participar do projeto de extensão Palhaçoteria, realizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille), no início deste ano.

Inicialmente, a Palhaçoterapia é uma proposta voltada para os profissionais de saúde levarem alegria e descontração aos pacientes internados, mas o caso da unidade hospitalar no Norte de SC é diferente. O foco da iniciativa são os próprios servidores. “O grupo de palhaços é voltado exclusivamente aos profissionais que trabalham aqui. São servidores que se interessaram pelo curso e atuam junto aos setores da unidade para trazer alegria, descontração e elevar a autoestima de todos. Com isso, temos a oportunidade de integrar todas as alas, motivando a nossa equipe”, explica a diretora da MDV, Vera Lúcia Freitas.

Seis funcionários da maternidade realizam os encontros semanais de capacitação do Palhaçoterapia desde março deste ano e já há novos interessados em participar. “O treinamento faz a pessoa crescer e se confrontar. É um trabalho com psicólogos e que ajuda a pessoa a se conhecer e se curar, para que ela possa transmitir boas energias e cura a outros”, explica Carla. O objetivo é que os servidores atuem como palhaços uma vez ao mês, nos três turnos de trabalho da maternidade.

Sobre a Palhaçoterapia

O Palhaçoterapia, que completou 13 anos, é um projeto de Extensão da Univille. Tem o objetivo de resgatar na formação dos estudantes a preocupação com os aspectos humanísticos no cuidado à saúde. Utiliza-se da técnica do clown (palhaço), figura que representa o aspecto puro e ingênuo da personalidade e que percebe o ser humano de forma semelhante ao poeta. Após um período de preparação, que inclui conhecimentos em psicologia, aulas de teatro e técnica clown, os grupos visitam semanalmente hospitais de Joinville. Acadêmicos de medicina, fisioterapia e farmácia realizam as capacitações.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br