Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Palestra traz orientações sobre...

Palestra traz orientações sobre prevenção e tratamento da Diabetes

Segurados do Plano SC Saúde, com diagnóstico de Diabetes Mellitus, familiares, cuidadores ou interessados na prevenção e no tratamento terão a oportunidade de compartilhar experiências e receber mais informações quanto aos fatores de risco, complicações e cuidados essenciais para conviver bem com essa doença. Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita com a enfermeira Ana Carolina Custódio, que ocorre na quarta-feira, 28, às 10h e às 15h.

O Diabetes Mellitus é um dos grandes desafios para os serviços de saúde. A incidência e a prevalência aumentam consideravelmente todos os anos. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis são os grandes responsáveis. “Hoje são cerca de 3 mil segurados com Diabetes monitorados. Isso comprova a alta incidência. A insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares constituem as principais complicações da diabetes.”, explica Ana Carolina.

Os segurados com este diagnóstico já são monitorados pela equipe de Medicina Preventiva por meio do telemonitoramento e das visitas domiciliares.  Com as atividades desenvolvidas, familiares e portadores compreendem o processo saúde/doença, além de incentivar a adesão ao tratamento, medicamentoso ou não.  “As visitas domiciliares e as palestras educativas são estratégias utilizadas pela equipe para minimizar essas complicações e consequentemente favorecer a qualidade de vida dos indivíduos”, fala a enfermeira.

A palestra será realizada no Centro de Atenção ao Segurado – CAS de Florianópolis e as inscrições gratuitas podem ser feitas por e-mail (medicinapreventiva@sea.sc.gov.br) ou pelo (48) 3664-5000. O CAS Florianópolis fica na Rua Coronel Lopes Vieira, 114, no Centro (próximo à Praça do Hemosc).

Outras palestras estão agendadas para os próximos meses, sempre em dois horários – às 10h e às 15 h. 

Confira a programação:
28/8 – Diabetes
3/9 – Controle do estresse e qualidade de vida
10/9 – Obesidade – um inimigo que você deve conhecer
17/9 – Ergonomia – cuidados com a postura
24/9 – Cozinhando com mais sabor e saúde
1/10 – Autoestima e motivação pessoal

{article Claudia De Conto – Administração}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support