Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Países do Mercosul, entidades,...

Países do Mercosul, entidades, gestores e secretários assinam carta de Itá e reafirmam compromisso com o Rio Uruguai

O segundo dia do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União pela Conservação terminou nesta sexta-feira, 2, com a assinatura da 2ª Carta de Intenções de Itá. O documento, assinado por representantes dos países do Mercosul, entidades, governos e sociedade civil, é uma reafirmação do firmado em 2012. A carta tem como objetivo principal a união pela conservação da Bacia do Rio Uruguai, bem como o desenvolvimento sustentável de todas as regiões que sobrevivem do manancial em seus 1.770 quilômetros de extensão.

O encontro, que começou na quinta, 1º, é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), União de Parlamentares Sulamericanos e do Mercosul (UPM) e Fórum Permanente de Conservação e uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani e Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Sartoretto, frisou que a Carta de Itá assinada nesta sexta é uma reafirmação do compromisso assinado em 2012. “Aqui em Itá, há 10 anos, firmamos um compromisso tripartite, de forma a convergir os três países, com o propósito de traçar diretrizes integradas para a preservação do Rio Uruguai. E hoje, fortalecemos e ampliamos esta aliança com o intuito de avançar ainda mais neste propósito”, disse.

O secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, destacou que o rio Uruguai é o rio da integração. “É a artéria aorta da população do Brasil, Argentina e Uruguai que sobrevivem e se desenvolvem ao longo da bacia hidrográfica. Neste sentido reafirmamos, entre outros pontos, nosso compromisso de elaborar o plano internacional de conservação da Bacia e incentivar o contínuo funcionamento da Plataforma do Observatório da Qualidade das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. Enfim, todos os pontos colocados na Carta têm o objetivo principal de reafirmar publicamente a integração entre todos os envolvidos a fim de garantir um futuro de desenvolvimento sustentável para a Bacia do Rio Uruguai”.

O o prefeito de Itá, Clemor Battisti, também participou da assinatura.

Outras assinaturas

Os secretários da SDE e da Sema assinaram também a Ordem de Serviço para o Programa Qualiáguas e o lançamento do Programa Catarinense de Fortalecimento dos Comitês de Bacia SDE/Sema/Fapesc.

De acordo com o gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Vinícius Tavares Constante, o objetivo da contratação de laboratório especializado para o Programa Qualiáguas é para a prestação de serviços de coleta, armazenamento, transporte e análise laboratorial para 65 pontos de monitoramento, Vertente do Interior – o que irá monitorar a qualidade das águas dos principais rios do interior do estado.

“Já o Programa Catarinense de fortalecimento dos Comitês de Bacia com um investimento de R$ 6,7 milhões contará com apoio ao funcionamento dos comitês de bacias catarinenses e à implementação de instrumentos de gestão de recursos hídricos, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência Tecnologia e Inovação, com apoio da Fapesc”, explicou Constante.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support