Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Painel sobre a atuação...

Painel sobre a atuação do SUAS em calamidades encerra encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social em SC

Um painel sobre os desafios da atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em situações de calamidade e emergências, encerrou o encontro do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (FONSEAS) em Santa Catarina. O evento começou na quinta e seguiu até esta sexta-feira, 25 em Florianópolis.

O tema foi escolhido porque desastres climáticos fazem parte da realidade dos três estados do Sul com cada vez mais frequência. De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família é fundamental debater como os serviços socioassistenciais podem trabalhar em enchentes, ciclones e outras situações. “A Assistência é uma das primeiras a chegar e a última a sair. Não podemos aceitar que numa enchente, por exemplo, as pessoas que já estão fragilizadas, vão para um abrigo sem as mínimas condições. Precisamos ter todo esse atendimento articulado e serviços bem estruturados para prestar o acolhimento”, opinou.

O diretor de Proteção Social Especial, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Régis Spindola, que integrou o painel, ressaltou que as respostas precisam ser ágeis e efetivas e isso depende de uma gestão participativa e articulada em todos os setores. “Precisamos ter um trabalho preventivo, planejar alojamentos provisórios, como será o cadastro dos benefícios eventuais. Muitos municípios ficam perdidos em situações de desastres. Além disso, ainda precisamos pensar no pós, do atendimento às pessoas depois dessas devastações”, afirmou.

O diretor comentou ainda a importância de um ciclo para garantir a proteção integral das pessoas em situações de emergência. “Precisa trazer engrenagem, um ciclo entre ações de gestão e também atendimento, mas isso é responsabilidade de toda uma rede. Inclusive a sociedade civil tem um papel importante”, completa.

Outro ponto levantado foi a importância da criação de bancos de dados sobre essas situações e o formulário nacional que deve ser adotado nos casos de calamidade e emergência.

Debate coletivo fortalece as políticas públicas

O encontro, realizado no auditório do Centro Administrativo do Governo do Estado, contou com a participação de quase 100 pessoas de diversos estados, entre elas a presidente do FONSEAS, a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, Cyntia Figueira Grillo que falou sobre a importância do debate e o grande encontro que acontece nos dias 23 e 24 de novembro no Rio Grande do Sul.

“Em cada região falamos de um tema específico desses territórios. No Norte tratamos do processo migratório já que o fluxo é grande por fazer fronteira com a Venezuela. No Sul, por exemplo, falamos especificamente das situações de emergência e calamidade pública desses eventos climáticos. É extremamente importante considerar a realidade territorial de cada uma das regiões do Brasil para fazer uma política mais equânime”, salientou.

Ao todo, foram seis painéis sobre diversos temas como o Pacto Federativo e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, o financiamento estadual da Política de Assistência Social, o novo Bolsa Família e a integração de Programas de Transferência de Renda e Serviços, os desafios no aprimoramento da Proteção Social Básica e o protagonismo do Estado na Proteção Social Especial, além do painel de encerramento.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts