Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Pafisc: entenda os cortes...

Pafisc: entenda os cortes de despesas propostos pelo grupo gestor do governo

Foto: Eduardo Valente/SECOM

Com o objetivo de implementar as ações do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc) e buscar o equilíbrio das contas públicas, o Grupo Gestor do Governo preparou duas resoluções que tratam do corte de despesas e da gestão da folha do funcionalismo. As medidas estão no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28) e envolvem pelo menos 26 dos 38 itens sob análise do Governo do Estado neste momento. A expectativa é de que as ações voltadas ao controle de gastos garanta a economia de R$ 2,2 bilhões ao ano para os cofres públicos. 

“O plano prevê a implementação de medidas duras, especialmente na área das despesas, onde há ações nada simpáticas, mas que são absolutamente necessárias em razão do atual quadro financeiro do Estado”, explica o secretário Cleverson Siewert (Fazenda), que preside o Grupo Gestor de Governo.

Os detalhes constam na Resolução GGG 006/2023 e na Resolução GGG 007/2023. As duas estabelecem a redução racional e estratégica do custo da máquina pública estadual, mas sem qualquer prejuízo ao funcionamento dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado. Em um ano, a contar de 1º de maio, a proposta do GGG é diminuir em 25% as despesas com custeio. Na lista estão, por exemplo, o corte de gastos com passagens aéreas e pagamento de diárias para servidores civis. As resoluções também determinam o corte de despesas com telefone, aluguel de veículos e material de expediente. 

O GGG também deliberou pela suspensão das nomeações de aprovados em concursos públicos realizados pelo Governo do Estado – os certames em andamento serão concluídos e exceções relacionadas às nomeações serão analisadas pontualmente pelo Grupo Gestor. A medida terá validade de um ano, a contar de 1º de maio. Não haverá aumento, reajuste ou adequação salarial para o funcionalismo nos próximos 12 meses. Está vedado, ainda, o pagamento de valores retroativos ao funcionalismo, com exceção dos já implantados e com parcelamento na folha de pagamento. 

O Grupo Gestor de Governo reúne a Secretaria de Estado da Fazenda, a Administração, a Casa Civil, a Secretaria-Geral de Governo e a Procuradoria-Geral do Estado. As resoluções publicadas no DOE são assinadas pelo governador Jorginho Mello e pelos secretários Cleverson Siewert (Fazenda), Moisés Diersmann (Administração), Estêner Soratto (Casa Civil), Danieli Porporatti (Governo) e Márcio Vicari (PGE).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support