Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Plano Aeroviário: encontro prepara...

Plano Aeroviário: encontro prepara municípios e aeroportos para pesquisa de campo

Representantes dos 21 aeroportos e prefeitos dos municípios catarinenses participaram da reunião de alinhamento do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc). O encontro teve o objetivo de preparar os envolvidos para as etapas seguintes do trabalho que está sendo realizado pelo LabTrans/Ufsc.

“Nós queremos identificar o papel de cada aeroporto dentro do sistema aeroviário do Estado. O Paesc irá nos ajudar a identificar demandas e planejar o desenvolvimento do setor para os próximos anos”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, que lembra que o último plano foi elaborado em 1989.

O trabalho de elaboração do Paesc envolve análises socioeconômicas, de demandas por transporte aéreo e de infraestrutura. O resultado deve apresentar projeções de demandas de passageiros, de aeronaves e de carga aérea, identificar vocações e funções para cada um dos aeroportos, apontar diretrizes aeroportuárias e ambientais, planejamento de infraestrutura e de desenvolvimento da rede estadual de aeroportos. 

Os técnicos e pesquisadores do LabTrans/Ufsc visitarão todos os aeroportos do estado para realizar a coleta de dados socioeconômicos e de infraestrutura. Os representantes dos aeroportos e das prefeituras que participaram do encontro de forma presencial ou on-line já puderam sanar algumas dúvidas sobre as informações que deverão prestar.

“É um trabalho em várias frentes e que será fundamental para o melhor planejamento por Santa Catarina”, acrescenta Martins.

O governo de Santa Catarina e a Spaf estão investindo R$ 1,4 milhão no Paesc que deverá ser concluído no primeiro semestre de 2024.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support