Padronização em procedimentos visam elevar ainda mais a segurança das unidades prisionais de Santa Catarina
A Superintendência de Segurança e Operações (SEOP) do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina está realizando visitas nas unidades prisionais do Estado para padronizar procedimentos que visam aumentar a proteção e modernizar as operações nos estabelecimentos penais catarinenses.
Recentemente foi realizada a assessoria de procedimentos em segurança na Penitenciária Industrial de Blumenau, com o intuito de examinar e analisar as rotinas na unidade e apresentar sugestões de melhorias à administração.
Um dos pontos mais focados pela SEOP é estabelecer uma uniformidade de atuação entre as equipes que cumprem os diferentes plantões dentro da mesma unidade. “Nosso objetivo é estabelecer essa rotina bem definida entre as equipes como prevenção a incidentes que possam desestabilizar a segurança e a ordem”, ressaltou Dionatan Prestes do Amaral, superintendente do SEOP.
Além da padronização de procedimentos, também são sugeridas adequações nas estruturas das unidades como, por exemplo, demarcações e pinturas específicas em área de circulação de internos que orientem os mesmos durante as locomoções na unidade e nos procedimentos empregados pelas equipes de segurança.
Unidades prisionais de Chapecó e Blumenau já receberam as visitas destas assessorias da SEOP que estão sendo realizadas em todo o Estado e que visam a padronização, prevenção e garantia de um sistema prisional seguro.