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Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é tema de reunião na Gered de Maravilha

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A Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha fez nesta terça-feira, 17, reunião que tratou do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O encontro contou com a participação de todos os orientadores de estudos e os gestores das Unidades Escolares do Ensino Médio e Profissional dos 14 municípios da Regional.

A equipe da Gerência de Educação apresentou as informações do Programa que envolve MEC/Secretaria de Estado da Educação/Gerência de Educação, que, por intermédio da adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, oferecerá ao longo do ano formação continuada aos professores de todas as disciplinas desta etapa da educação básica.

A porposta do Pacto é colocar a educação de Santa Catarina no mesmo nível dos países desenvolvidos, além disso, promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Naciona e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

O gerente de Educação Almir Da Rosa lembrou que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) serão responsáveis pelo processo de formação.

A supervisora de Educação Básica e Profissional, Dirce Muller, e a integradora de Ensino Médio e Profissional, Márcia Spanhol, explicam que a formação continuada do Pacto será realizada em duas etapas tendo carga horária total de 200 horas, sendo divididas em 100 horas para cada uma das etapas realizadas. Cada etapa será dividida em 50 horas de atividades individuais (à distancia) e 50 horas de atividades presenciais.

O gerente observa que esta formação continuada vem ao encontro da necessidade do contexto escolar. “Conforme as diretrizes curriculares, as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia vão inserir o contexto escolar no diálogo permanente com os sujeitos e com suas necessidades dos termos de formação. Nesta perspectiva o planejamento curricular tem como principal diretriz a ação de planejar que implica na participação de todos os elementos envolvidos no processo. Há ainda a necessidade de se priorizar a busca da unidade entre o que se planeja e o que se realiza que é o planejamento”, conclui Da Rosa.

Informações adicionais
Carla da Silva Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail:
carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117

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