Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Pacientes oncológicos do Hospital...

Pacientes oncológicos do Hospital Infantil personalizam chapéus em meio a muita diversão

Foto: Gabriela Ressel / SES

Os pacientes do ambulatório de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, tiveram uma manhã de muita alegria e diversão nesta quarta-feira, 29. Podendo expressar toda sua criatividade, as crianças personalizaram bonés e chapéus, durante uma oficina promovida pela Organização Não-Governamental (ONG) Cabelegria, em parceria com a Associação de Voluntários do HIJG (Avos).

Azul, vermelho, preto, verde, rosa, laranja, amarelo, lilás, havia chapéus e bonés de várias cores para alegria das crianças. Elas participaram de todo o processo, desde a escolha do acessório até os pequenos detalhes que o compuseram. Munidos de colas coloridas, figuras em tecido, pedras, pompons e rendas, os pacientes foram incentivados a criar seus próprios chapéus, transformando um simples acessório em uma poderosa fonte de alegria e autoestima.

A ONG Cabelegria vem percorrendo todo o país e, nos últimos dias na região Sul, levando autoestima a pessoas em tratamento contra o câncer por meio deste projeto. “Os pacientes oncológicos nessa fase estão precisando muito de apoio, de acolhimento, e a ONG Cabelegria entra com esse projeto para justamente trazer alegria e autoestima, pois sabemos que o tratamento é muito complicado tanto para as crianças quanto para as famílias. Trouxemos uns 50 bonés para essa ação, além das colinhas, tintas, os itens para decoração, que é um trabalho muito criativa, lúdico, justamente o que as crianças gostam e a gente proporciona isso para eles, para poderem ter essa interação trazendo conforto e alegria para eles”, explica Larissa Dias, representante da ONG Cabelegria.

Voluntário da AVOS há oito anos, Marcus Vinicius Ludvig, reforçou a importância de parcerias que trazem alegria e colaboram para os bons resultados dos tratamentos dos pacientes. “Eventos como esse são parcerias que se estabelecem entre a AVOS, o Hospital Infantil, entidades e artistas, enfim, todo aquele que pode trazer um pouco da sua expertise em relação ao entretenimento com a criança. Diferente do adulto que vivencia a doença, a criança se permite distrair, conversar, brincar, sorrir, isso é fundamental no tratamento. Então, a gente convida todos aqueles que têm a possibilidade de estabelecer essa parceria com a AVOS e com o Hospital Infantil, que venham nos ajudar, trazer uma música, um desenho, contar uma história, enfim, tudo que possa alegrar esse momento tão delicado e desafiador da criança”.

Pais, mães, familiares, profissionais do hospital e da AVOS ajudaram na confecção dos acessórios. Ao final da atividade, os pequenos guerreiros estavam contentes e realizados com seus belos chapéus e bonés cheios de estilo na cabeça e ainda mais coragem e alegria no coração.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support