Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Ouvidoria de Santa Catarina...

Ouvidoria de Santa Catarina é tema de pesquisa da Udesc

 Ouvidoria Geral do Estado realizou nesta quarta-feira, 15, uma webconferência com os ouvidores do Governo do Estado para apresentar os resultados das pesquisas feitas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Marketing da Esag/Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina. A abertura do evento foi feita pelo secretário de Estado da Administração João Matos, pelo ouvidor Geral Dejair Vicente Pinto e pela professora Aline Regina Santos, que coordenou as pesquisas.

Para o ouvidor-geral do Estado, Dejair Vicente Pinto, o setor vive um excelente momento, com valiosas contribuições, como a do servidor Américo José Michelli. Na última terça-feira, 14, o administrador apresentou um estudo de reestruturação da Ouvidoria do Estado de Santa Catarina, trabalho acadêmico de conclusão do curso Gestão Pública Avançada, promovido pela ENA Brasil – Fundação Escola de Governo.

“Agora vamos conhecer melhor as conclusões do primeiro trabalho científico sobre a ouvidoria catarinense”, destacou. Já o secretário João Matos destacou que a rede de ouvidores do Governo, apesar de recente, já obtém bons resultados.

A coordenadora doutora Aline Regina Santos apresentou os resultados da pesquisa feita em junho de 2015 junto aos próprios ouvidores, que identificou o perfil dos profissionais, sua estrutura de trabalho e suas percepções sobre o relacionamento com a OGE. Com 156 entrevistados de um universo de 283 ouvidores em atuação, a pesquisa tem margem de erro de apenas 5%.
Também foram identificadas as atribuições da ouvidoria, as características e atribuições do ouvidor, além de apontadas dificuldades e situações de aprimoramento dos serviços.

De acordo com o trabalho, os profissionais do setor têm ampla vivência na área pública, mas pouco tempo na função de ouvidores. Quase 70% dos entrevistados possuem pós-graduação, indicando alta qualificação profissional. As principais áreas de formação são Direito, Administração e Pedagogia. “Imparcial, discreto e com conhecimento técnico” são as principais características apontadas no perfil dos ouvidores. Na percepção dos profissionais, a sobrecarga de funções atrapalha o desempenho e o uso das informações é pouco estratégico.

A coordenadora também apresentou os resultados de outra pesquisa feita junto à população de Florianópolis nos meses de março e abril deste ano. Foram 400 entrevistas feitas no Centro da Capital para se obter uma amostragem diversificada. Dos entrevistados, 29% conhecem a Ouvidoria Pública, enquanto 71% desconhecem. Dos que conhecem, 37,1% são servidores públicos e 50% tem ensino superior. Dos que desconhecem, 53,2% são do ensino médio e 47,2% são empregados do setor privado.

Os resultados apontam para várias ações de aprimoramento dos serviços, como treinamento específico aos ouvidores, sensibilização dos gestores públicos sobre a importância do serviço e divulgação da Ouvidoria junto à população.

Informações para a imprensa
Tayana Cardoso de Oliveira
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração
(48) 3665-1636 / 8843-8040