Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Outubro Rosa: Vacinação contra...

Outubro Rosa: Vacinação contra HPV em crianças e adolescentes previne o câncer de colo do útero

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à saúde da mulher. Além de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, em Santa Catarina, a campanha também tem o objetivo de reforçar a importância da vacinação contra o HPV, a melhor e mais eficaz forma de proteção contra o câncer de colo de útero.

Atualmente, a vacinação é indicada para meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos, no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. As doses da vacina contra o HPV estão disponíveis nos postos de saúde da rede pública. A vacina atua contra os tipos de HPV mais frequentes (6, 11, 16 e 18) que são responsáveis pelo câncer de colo de útero, vagina, vulva, ânus e pênis e pelo aparecimento de verrugas genitais.

“É importante que as duas doses da vacina sejam aplicadas para aumentar a proteção contra os cânceres. Proteger as nossas crianças e adolescentes é um dever de todos nós. Precisamos aumentar os índices de cobertura vacinal para evitarmos a volta de muitas doenças. Vacinar é um ato de amor e cuidado”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Outro público que também pode receber a vacina são pessoas que fazem parte de grupos com condições clínicas especiais com idade entre 9 a 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos) e vítimas de violência sexual. Para elas, o esquema é de três doses (0, 2, 6 meses), independentemente da idade.

Cobertura vacinal

Abaixo, segue o dado mais atualizado disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) da cobertura da vacina HPV:

Masculino:
1ª dose: 53,80%
2ª dose: 32,15%

Feminino:
1ª dose: 80,54%
2ª dose: 63,73%

“Assim, é necessário reforçar a importância da proteção dos adolescentes, considerando que a vacina fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer”, alerta Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive/SC).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support