Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Outubro Rosa: Servidora é...

Outubro Rosa: Servidora é exemplo de superação

O mês de Outubro iniciou diferente na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. Com o objetivo de lembrar as mulheres da importância da prevenção com relação ao câncer de mama, os servidores da SDR vestiram camisa e adereços na cor rosa e abraçaram a Campanha Outubro Rosa.

Conforme o secretário Regional, Ivan Marques, este é um momento importante de conscientização, especialmente porque o diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas. “Abraçamos esta causa pois entendemos que a prevenção é o melhor caminho. Com a premissa de que quem ama cuida, é importante lembrarmos as mulheres da nossa vida sobre a prevenção. Seja a esposa, filha, mãe, temos este compromisso de lembrar e incentivar para que façam os exames preventivos”, explica.

Durante todo o mês, os servidores estão sendo incentivados a usar pelo menos um dia por semana roupas e adereços que lembrem o Outubro Rosa. Também está sendo programada uma palestra para as servidoras da SDR sobre o câncer de mama.

Um exemplo de superação

Foi em 2011 que a servidora Salete Salini Pelegrini descobriu o câncer de mama.  Mesmo com a realização de exames periódicos, foi o autoexame que indicou a possibilidade da doença. “Foi me tocando que eu percebi que tinha algo estranho, alguma coisa esquisita e então procurei um mastologista. Depois de vários exames ele confirmou que realmente eu estava com câncer de mama”, explica Salete.

Conforme Salete, a notícia foi recebida com medo, mas graças aos profissionais qualificados que acompanharam o caso e ao diagnóstico precoce, hoje ela conta como foi a superação.  “Fiz o tratamento correto e tive muita força de vontade. Isso fez com que eu reagisse bem ao tratamento. Continuei  trabalhando. A única coisa que tive foi a perda de cabelo”, destaca.

O apoio da família, dos amigos e colegas de trabalho foi importante nesta fase. “Até por eu não ter deixado de trabalhar e ter usado peruca, as pessoas nem percebiam que eu tinha o câncer de mama. Foi muito interessante o fato de que as pessoas que se curaram – porque o câncer de mama tem cura – me incentivaram e me falaram que eu iria me curar. Mas é muito importante ter a família junto. Eu tive um apoio muito grande. Nunca fiquei sozinha”, destaca.

Salete é um exemplo para que todas as mulheres façam o autoexame. “Cada ano que passa é a confirmação da minha cura. Meu cabelo cresceu de novo, minha sobrancelha, meus cílios, e estou normal, graças a Deus. Sou um exemplo  das pessoas que estão curadas. É por isso que a mulher não deve deixar de fazer o autoexame”, finaliza.

Informação adicional para a imprensa:

Janaína Mônica Mônego
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrxanxere