Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Os desafios de ser...

Os desafios de ser goleiro de handebol

O que leva um jovem a ser goleiro de handebol? Para Edward Buchiling, 13 anos, 1,70 m de altura, e Alisson Puchalski, 15, com 1,88 m, a resposta é simples: identificação com a posição. Edward é goleiro de Guaramirim e Alisson de Mafra. Os dois se enfrentaram na tarde desta sexta-feira, 30, em São Bento do Sul pela etapa Leste-Norte dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) com o placar de 30 a 13 para Mafra.

Edward, de Guaramirim, e Alisson, de Mafra Foto: Antonio Prado / Fesporte

Ambos começaram a carreira de goleiro por acaso. Edward começou no handebol aos 10 anos em Jaraguá do Sul, município onde mora, por influência do pai, um ex-praticante da modalidade. “Lembro que comecei na linha e percebi que não fui muito bem. Aí fui para o gol, gostei e estou até hoje”.

Alisson em ação na partida em São Bento do Sul Foto: Antonio Prado/Fesporte

O garoto enfatiza que tem prazer em ser goleiro. “Fazer uma defesa no jogo é pura emoção, além disso, considero o goleiro como a peça mais importante do time”, diz ele que participa pela primeira vez da Olesc. 

Já Alisson, apesar de ser mais velho que o colega de posição, começou a carreira no início deste ano quando resolveu aceitar um convite do time de Mafra que estava sem goleiro. “Fiz o teste e passei e gosto de atuar na posição”, atesta. 

Para ele a defesa mais difícil na carreira ocorreu este ano em uma partida contra Joinville. “Foi  numa etapa regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Fiz uma defesa da marca dos sete metros quando o jogo estava empatado e terminamos a competição em terceiro lugar”.

Edward faz defesa da bola no jogo contra Mafra (Foto: Antonio Prado/Fesporte

A etapa Leste-Norte da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Bento do Sul e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, que abrange a região esportiva do município sede. O evento prossegue até dia 2 de novembro com a participação de 900 atletas na faixa etária de 13 a 16 anos, de 24 municípios.

Mais informações para a imprensa:
Antonio Prado
(48) 9696-3045