Orientadores de estudos participam de formação do PNEM
Foi realizada na terça-feira, 16, formação da 2º etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) 2014, para os orientadores de estudos de cada Unidade Escolar do Ensino Médio e da Gerência de Educação de Maravilha. A 1º etapa encerrou em outubro, e no mês de novembro já iniciou a 2º etapa da formação do PNEM que se encerra em maio de 2015. “Os orientadores de estudos recebem as orientações na Regional e depois cada orientador repassa a informação nas Unidades Escolares com o grupo de professores”, explicou a formadora Regional Márcia Spanhol.
O SISMÉDIO é uma das ações do pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, fazendo com que os conhecimentos, angústias e organização didático-pedagógica do trabalho a ser desenvolvido no âmbito escolar sejam compartilhadas entre os professores participantes do curso.
Durante o dia foi realizado Estudo e Orientação curricular dos dois cadernos do PNEM da 2º etapa: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio,Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com leituras, estudo e discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Proposta Curricular de Santa Catarina e legislação (leis, pareceres, portarias e outros).
“Para a formação humana integral do nosso educando precisamos discutir os métodos envolvendo a Pesquisa-Trabalho-Ciência-Cultura; bem como emancipação humana e política e não neutralidade de currículos com isso discutindo a Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e as áreas do conhecimento”, cita Márcia.
De acordo com o gerente de Educação, Almir Da Rosa, a grande questão é estabelecer quais são os conhecimentos científicos básicos necessários a esse trabalho pedagógico e, também, suas consequências éticas e estéticas. “Entendemos que o planejamento pedagógico na área passará pela relação entre a escolha da abordagem pedagógico-curricular, aliada à seleção de conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, que resultem na ampliação da leitura de mundo dos estudantes e professores do Ensino Médio”, pontua Da Rosa.
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Carla Trentin
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