Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Órgãos estaduais iniciam trabalho...

Órgãos estaduais iniciam trabalho conjunto contra a prática da farra do boi na região de Itajaí

Evitar a Farra do Boi é o objetivo da 3º Região Militar, que, em conjunto com a Cidasc e a Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, deu início a ações para combater a prática, considerada crime desde 1997 devido aos maus tratos contra animais. A PM mantém o telefone 190 à disposição para denúncias e um caminhão com laçador foi contratado pela ADR Itajaí para dar apoio ao atendimento de ocorrências.

O tenente-coronel Marcelo Egidio Costa explica que, além da fiscalização, existe trabalho de conscientização feito na rede estadual de ensino. “O Proerd faz um excelente trabalho junto às crianças na conscientização e na erradicação desta cultura de violência”, explica. Costa também enfatiza que as ações serão concentradas durante todo o período de Quaresma e intensificadas durante a Semana Santa. Este trabalho será estendido por até duas semanas depois da Páscoa.   

Os animais apreendidos são recolhidos e encaminhados para abate com supervisão da Cidasc. O gerente regional Jean Fabrício Morais afirma que não é possível salvar o animal, visto que sua procedência é desconhecida: “Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação. Como não conhecemos a origem do animal, todos os bovinos apreendidos passam por abate sanitário”, disse.

Em 2016, foram registradas 47 ocorrências na região, sendo que Bombinhas registrou 21, Itapema, 15, e Porto Belo, sete práticas da farra do boi.

Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398-5950/14 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support