Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Órgãos de segurança do...

Órgãos de segurança do Estado buscam integrar informações de diversos setores de inteligência para identificar crimes

Joinville possui 3,6 mil câmeras instaladas em toda a cidade com monitoramento de vias públicas. Os aparelhos são dos órgãos de segurança do Governo do Estado e de empresas que prestam serviços a pessoas físicas e jurídicas. Nesta terça-feira, 3, os setores de comando de operações e de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar e das prestadores de serviço privado compartilharam informações sobre os casos de furtos a comércios e residências em reunião realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville.

“Tivemos uma importante colaboração com o fornecimento de imagens e precisamos integrar ainda mais essas informações de inteligência para identificar os autores dos crimes”, disse o delegado regional de Policia Civil, Akira Sato. De acordo com o policial, em 2017 haverá prioridade para sanar os casos de roubos. “Conseguirmos evitar um crescimento de homicídios e reduzimos os casos de furto de carros, mas identificamos em nossas estatísticas um aumento nos casos de roubos, em geral”.

Denis Augusto Assmann é do setor de inteligência de uma das empresas presentes na reunião e relata que o compartilhamento pode colaborar com a segurança da sociedade. “Quando nós identificamos que os roubos em casas tem o mesmo ‘modus operandi’ deduzimos que seja uma quadrilha e agora temos contatado com a Polícia Civil e tem havido resultado na identificação dos autores”, disse.

Para o comandante da 5ª Região de Polícia Militar, Amarildo de Assis Alves, além do aumento dos casos, há um contexto social que também precisa ser analisado. “O desemprego, a dificuldade salarial das pessoas refletem na criminalidade. Com o incremento de novos policiais haverá um reforço no policiamento ostensivo para fazer com que esses úmeros reduzam. Quem vai combater a criminalidade é a Polícia Militar e a Polícia Civil, mas com ajuda e a informação de entidades públicas e privadas”, explicou o coronel.

Nos dias 24 e 25 de dezembro foram registrador 75 boletins de ocorrência. “O que motivou essa reunião é porque as características de arrombamentos nas residências são muito parecidas então reunimos as empresas, a pedido das polícias, para fazermos uma ação pontual e identificar a quadrilha”, explicou a secretária da ADR, Simone Schramm. Participaram da reunião 24 pessoas, sendo 11 de empresas privadas de segurança e os demais representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Joinville e Câmara de Vereadores.

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{title} {text} {readmore}{/article}