Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Órgãos de inteligência das...

Órgãos de inteligência das esferas Estadual e Federal se reúnem em curso de metodologia de produção de conhecimento

(Fotos: Divulgação SSP)

Representantes de órgãos de inteligência de esferas estadual e federal estão reunidos em Florianópolis para o 72º Curso de Metodologia de Produção de Conhecimento. O evento começou nesta segunda-feira,12 e vai até sexta-feira,16, na Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC, em Florianópolis.

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Agência Central do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (Sisp) e tem o apoio da SSP-SC, por meio da Diretoria de Inteligência da SSP-SC.

A capacitação é considerada indispensável, pois a atividade em que está inserida se constitui no desenvolvimento de ações especializadas voltadas à detecção e compreensão de aspectos de alta complexidade, com o objetivo de assessorar, tanto na esfera federal como estadual, o processo decisório de enfrentamento à violência e à criminalidade.

Na abordagem estão disciplinas de concepção de inteligência de segurança pública, fundamentos da produção do conhecimento, metodologia de produção, entre outras, com exercícios teóricos e práticos propiciando a interação de alunos e professores em debates sobre temas relevantes. Ao final, os participantes realizarão um relatório de inteligência.

Desafios da área e proteção ao cidadão

Segundo o diretor de operações integradas da Senasp, Romano Costa, participam 35 analistas de inteligência de nove órgãos de inteligência, que vão tratar dos desafios atuais diante da grande quantidade de informações existentes na área. Participam servidores das forças de segurança de SC (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica), sistema prisional e socioeducativo de SC e do Estado do Ceará, Polícia Rodoviária e Polícia Penal Federal.

“É importante mais essa iniciativa que a Secretaria de Segurança Pública de SC apresenta ao Estado e à população, que visa padronizar a produção do conhecimento em função dos dados que nos são legados. Vamos preparar os analistas para que possam produzir aquelas ideias principais para que o Estado possa direcionar os seus estudos e apresentar as políticas públicas adequadas para o atendimento e a proteção do cidadão como um todo”, destacou o secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

O diretor de Inteligência Estratégica da SSP, coronel Junior José de Oliveira, enfatizou a importância do curso também como um momento em que os integrantes trocam interações, experiências e fortalecem a rede de conhecimentos e de informações na comunidade da inteligência.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts