Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Ordem judicial garante ao...

Ordem judicial garante ao Estado direito de multar manifestantes e reintegrar posse nas áreas de bloqueio

Sonora 1: O subprocurador-geral de justiça do Ministério Público de SC, Luciano Naschenweng, reitera que a estrutura do órgão está à disposição para ajudar no cumprimento das decisões judiciais e identificação dos infratores:

Sonora 2: O comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Marcelo Pontes, fala sobre o trabalho que está sendo realizado nas barreiras, primando pela negociação:

Sonora 3: O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, fala sobre a preocupação com o comprometimento dos serviços prestados à população por causa dos bloqueios:

Ordem judicial garante ao Estado direito de multar manifestantes e reintegrar posse nas áreas de bloqueio

As forças de segurança de Santa Catarina estão trabalhando no cumprimento de decisões judiciais que garantam ao Estado o direito de multar manifestantes e reintegrar posse nas áreas de bloqueio nas estradas. As multas por descumprimento serão de R$ 10 mil para pessoa física e R$ 100 mil para pessoa jurídica.

Na manhã desta terça, dia 1⁰, os representantes que compõem o Gabinete de Crise, instituído ontem, por decreto estadual, frisaram que será empregado o máximo de agilidade na identificação e aplicação das multas e que o objetivo é a desmobilização total. Também estão sendo realizadas escoltas para garantir serviços essenciais.

Conforme o Gabinete de Crise, uma das áreas mais sensíveis ao impacto das mobilizações é a Saúde. Já há relatos de dificuldade na prestação de serviços a hospitais tanto da rede própria como na de filantrópicos. Na agricultura, a preocupação é com o transporte de cargas vivas e o desabastecimento de insumos agrícolas.

Na Defesa Civil de Santa Catarina foi ativado o Grupo de Ações Coordenadas, o GRAC, para fazer interlocução com todas as regiões e pontos focais nos diferentes setores do governo e levantar e repassar informações ao Gabinete de Crise.

Atendendo ao pedido do Governo de Santa Catarina, a juíza Luciana Trentini determinou, ainda na madrugada desta terça, que sejam desbloqueadas as rodovias estaduais catarinenses que estão obstruídas pelos manifestantes. O documento autoriza que o Poder Público “adote todas as medidas necessárias e suficientes ao resguardo da ordem no entorno e, principalmente, à segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento, inclusive mediante o emprego da força pública”.

O Gabinete de Crise vai atuar de forma articulada com as demais esferas e órgãos autônomos para a coordenação das ações no estado. Será composto por representantes da Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado; Defesa Civil; Secretarias de Estado da Comunicação; da Infraestrutura e Mobilidade; Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Serão convidados para participar os Ministérios Públicos estadual e federal, polícias Polícia Federal e Rodoviária Federal; Advocacia-Geral da União; e Comando Militar do Sul.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support