Operadoras de telefonia irão estudar compartilhamento de torre na Serra Dona Francisca
Representantes das empresas de telefonia celular, Claro, Oi, Vivo e TIM estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville nesta segunda-feira, 23, para falar sobre a cobertura móvel na Serra Dona Francisca. Membros do comitê temático de segurança cobraram a cobertura do sinal de celular na SC 418.
“Nós temos conhecimento que a telefonia é um negócio, mas essa reunião é para sensibilizá-los da necessidade de cobrir aquela serra”, disse aos representantes o delegado regional de Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior. Entre os argumentos, reduzir o tempo de resposta de urgência e emergência e permitir comunicação na área da rodovia.
Há uma antena da Claro em operação no alto da serra, mas com pontos de sombra no sinal. Uma nova está sendo instalada pela mesma empresa na região da Sociedade Rio da Prata. Ambas poderão ter a estrutura compartilhada com as demais operadoras de telefonia, modelo utilizado em outras regiões.
“Eu me comprometo a buscar o compartilhamento da torre e fixarmos um aparelho da TIM na estrutura existente”, disse Cleber Rodrigo Affanio, relações institucionais da empresa. De acordo com o engenheiro, uma nova torre acarretaria em grandes investimentos das empresas, liberação de licenças ambientais e demora na execução. “Depois de compartilhada, o sinal pode ter nuances por conta do relevo e correntes de vento”.
As operadoras são autorizatárias do serviço público, obtém uma licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar em determinada frequência. A OI informou que tem prioridade de concluir toda a cobertura móvel na área rural do Rio Grande do Sul. A TIM precisa concluir na área rural de Santa Catarina. E a Vivo informou estudar o investimento e o compartilhamento da torre.
Estiveram na reunião Sérgio Roberto Campos Junior, advogado da Claro; Natália Berns Abreu, executiva de relações institucionais da OI; Rodrigo Augusto Menon, relações institucionais na Telefônica Brasil (Vivo e GVT); Cleber Rodrigo Affanio, relações institucionais da TIM. O comitê vai encaminhar um novo documento para as empresas com dados da circulação de veículos na rodovia e uma nova reunião vai ocorrer em fevereiro.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}