Operações nacionais têm participação de forças catarinenses e balanços positivos
As forças de segurança pública catarinenses estiveram presentes em operações nacionais entre a quarta-feira, 24, e a quinta-feira, 25. A Operação Tiradentes – Adsumus, proposta pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), durou 24h, empregando Bombeiros e Policiais Militares. Já a #PC27, foi proposta pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC).
Ao todo, a participação de Santa Catarina nas operações envolveu 4.612 policiais e bombeiros militares e policiais civis, 1.446 viaturas, 10 embarcações e duas aeronaves, além de drones.
Fotos: CCS/PMSC
Tiradentes – Adsumus
Com a deliberação firmada pelos comandantes-gerais PM/CBM, que estiveram reunidos no Rio de Janeiro no dia 2 de abril, foi proposta a realização de uma nova edição da operação, que aconteceu outras duas vezes, com o objetivo de fortalecer e articular as ações integradas das polícias e corpos de bombeiros militares.
Para o Corpo de Bombeiros Militar SC (CBMSC) a operação tem cunho prioritariamente preventivo, aonde 1134 bombeiros militares passaram o dia nas ruas realizando ações que buscam mitigar e evitar a incidência de ocorrências futuras. Folhetos, orientações, visitas em residências, palestra em escolas, universidades, recepção em quartéis, são alguns exemplos das ações realizadas em todo o Estado de Santa Catarina.
Em Santa Catarina, o “start” da operação foi dado na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de SC e ao Quartel do CBMSC, em Florianópolis.
Segundo o Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Edupércio Pratts, foi uma importante articulação entre as corporações, que conseguiram demonstrar a população parte do trabalho realizado, e se aproximar das pessoas. “A idéia principal é garantir a segurança do cidadão, para evitar uma situação de incêndio e pânico em locais de concentração de público”, explica.
Balanço Estadual – Operação Tiradentes
Neste período, policiais e bombeiros militares aturam nas mais diversas regiões do Estado.
O número final da operação, a nível nacional, será divulgado no transcorrer do dia pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), já que o evento engloba todas as policias e corpos de bombeiros militares do Brasil.
Somente em Santa Catarina foram empregados 3.881 militares, 1.207 viaturas, 10 embarcações e duas aeronaves, nas 24 horas da operação.
O relatório final do Estado também informa que 1.606 ocorrências foram atendidas no período. Da mesma forma, 15.378 pessoas foram abordadas, onde 162 acabaram presas ou apreendidas. Quinhentos e sessenta e dois veículos também foram recolhidos.
Outro dado interessante é referente ao número de TCOs que contabiliza 158 Termos Circunstanciados de Ocorrência lavrados.
Por fim, a Tiradentes tirou de circulação 13 armas de fogo e 120 munições em Santa Catarina. Diversas frações de drogas também foram apreendidas pelo Estado.
Balanço nacional – Operação Tiradentes
O Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG) divulgou os números finais da Operação Tiradentes – Adsumus, em nível nacional.
Ao todo, por todo território nacional, foram empregados 105.839 militares, 34.458 viaturas, 458 embarcações e 75 aeronaves.
O relatório final também informa que 364.257 pessoas foram abordadas. Destas, 2.281 acabaram presas ou apreendidas. Duzentos e oitenta e dois foragidos foram recapturados.
Além disso, 1.182 salvamentos foram registrados e 9.795 vistorias foram realizadas.
Quinhentos e trinta e dois veículos puderam ser recuperados.
Por fim, os números contabilizam a apreensão de 569 armas de fogo, 5.491 munições e a apreensão de mais de uma tonelada de maconha.
Operação #PC27
A Polícia Civil de Santa Catarina integrou a Operação #PC27 deflagrada para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o País. A operação foi coordenada pelo CONCPC (Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil) como forma de promover e integrar o Sistema Único Segurança Pública, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O nome Operação #PC27 é uma referência à união e padronização de atuação de todas as Polícias Civis do Brasil.
Balanço estadual – #PC27
Em Santa Catarina, a #PC27 mobilizou 731 policiais civis e 239 viaturas.
Foram cumpridos 132 mandados de busca e apreensão, com 20 armas de fogo apreendidas.
No total, foram presas 181 pessoas – 107 com sentença condenatória, 52 preventivamente, duas temporárias e 20 em flagrante -, e apreendidos 14 adolescentes – sete com decisão definitiva, seis provisoriamente e um em flagrante.
Em Florianópolis, numa ação da Decod (Delegacia de Combate às Drogas), foram apreendidos diversos aparelhos celulares, notebook, um artefato explosivo e aproximadamente R$ 200 mil.
“Consideramos a operação um sucesso e uma demonstração de que a Polícia Civil está cumprindo com a sua missão que é a repressão e o cumprimento das normais judiciais”, destacou o delegado-geral Paulo Norberto Koerich.
O CONCPC tem neste plano, como objetivo principal, o planejamento e emprego de efetivo policial, na área de atua de cada UF, visando o combate aos mais diversos delitos que assolam a sociedade brasileira, procurando reestabelecer a normalidade e contribuir para a diminuição da criminalidade e do crime organizado.
Veja o resumo da operação aqui.
Fotos e informações: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de SC
Informações adicionais à imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
(48) 3665-8183 / (48) 99938-9839
melinacauduro@ssp.sc.gov.br
www.sc.gov.br