Operação Veraneio e SC Rural na pauta do Com a Palavra, o Governador
Raimundo Colombo falou sobre três assuntos no Com a Palavra, o Governador dessa semana. O primeiro tema da entrevista foi o lançamento da Operação Veraneio, a maior operação policial planejada e executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Também foram abordados os 30 anos do programa SC Rural e a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destaca Santa Catarina com a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país.
http://www.youtube.com/watch?v=ndxj0o6sEeY
Esse ano a operação veraneio vai contar com 8,4 mil profissionais da Segurança Pública. A operação inicia com ações desde a Aduana, no Extremo-Oeste, passando pelas 22 Estâncias Hidrominerais, 46 cidades, 35 balneários, 157 praias com 277 postos de guarda-vidas que abrangem mais de 460 quilômetros de extensão de áreas de banho. O investimento do governo do Estado é de R$ 26,5 milhões.
De acordo com o governador, Santa Catarina deve receber um número ainda maior de turistas em 2014, o que aumenta a responsabilidade em oferecer serviços de qualidade aos visitantes. “Esse aparato é para proporcionar tranquilidade a quem vem passar seu momento de lazer com a família aqui no Estado e, consequentemente, contribui para o nosso desenvolvimento. O turista ajuda a confirmar Santa Catarina como um roteiro atraente, de belezas naturais e que acolhe seus visitantes com segurança e qualidade”, afirma Colombo.
O governador também falou do SC Rural que está completando 30 anos. O programa é a terceira etapa de um projeto iniciado em 1984 com o Programa Microbacias 1. A primeira etapa foi voltada à conservação do solo e da água. Já o Microbacias 2 incentivou a organização de comunidades e agricultores com a criação das Associações de Desenvolvimento das Microbacias. Com início em 2011, o Programa SC Rural busca aumentar a competitividade dessas organizações da agricultura familiar.
Pra encerrar, Colombo comentou a pesquisa divulgada pelo IBGE, que aponta Santa Catarina com a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país. Raimundo Colombo lembrou que ainda há muito que avançar na Saúde, mas reconheceu o trabalho que vem sendo feito no Estado. O governador citou, por exemplo, o teste do pezinho, realizado em recém-nascidos e que pode diagnosticar uma série de complicações já nos primeiros dias de vida do bebê. A partir do exame, é possível já iniciar o tratamento, quando necessário.
“O teste do pezinho feito aqui no Estado é um dos mais completos e avançados do país, com ele é possível prevenir a mortalidade infantil”, completou Raimundo Colombo.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}