Operação “Trend”: 16 mandados de busca e apreensão cumpridos em 10 unidades federativas
A primeira etapa da Operação “Trend” foi concluída nesta segunda, 13, com a finalização da análise preliminar do material apreendido durante a fase ostensiva da operação, ocorrida no início deste mês.
Deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em 10 unidades da federação no dia 5 de outubro.
Em Santa Catarina, Joinville e Florianópolis tiveram atuação da Polícia Civil com apreensão de materiais dos investigados.
Nas últimas semanas, os equipamentos foram analisados para resguardar os vestígios materiais dos crimes investigados, como explica o delegado responsável pelas investigações, Arthur Lopes:
SONORA
A análise preliminar dos materiais encontrou vestígios digitais dos crimes apurados no inquérito e também revelou que diversos suspeitos possuem perfil extremista, com nítidas referências ao neonazismo.
O inquérito policial foi instaurado para apurar a prática de crime de racismo ocorrido no mês de outubro de 2022 contra vítimas catarinenses, após uma postagem de vídeo em uma rede social que desencadeou uma série de comentários racistas e xenófobos.
Repórter: Marcos Lampert