Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Operação Shamar: Em 26...

Operação Shamar: Em 26 dias, 356 prisões e apreensões são realizadas em combate à violência contra a mulher em SC

Fotos: Ricardo Trida / Secom

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC) e as Forças de Segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC apresentaram nesta sexta-feira, 15, os resultados da Operação Shamar. No balanço constam por exemplo, dados importantes da atuação das corporações durante os 26 dias da iniciativa: foram mais de 1.840 atendimentos de ocorrências de vítimas de violência contra a mulher. No geral, 4.314 vítimas foram atendidas.

A operação começou no dia 21 de agosto em combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com ações em todos os Estados, e se encerra nesta sexta-feira.

Os dados do balanço de Santa Catarina foram divulgados pela SSP-SC, em Florianópolis, em coletiva de imprensa com a presença das forças de Segurança.

Ao total, a operação alcançou 236 municípios catarinenses, com 1,8 mil policiais envolvidos e 582 viaturas empregadas. Os trabalhos resultaram em 356 prisões e apreensões em flagrante delito por violência doméstica contra a mulher. Houve 487 diligências policiais de conduções de suspeitos de violência doméstica no Estado, neste período.

A mobilização também teve 745 inquéritos policiais instaurados e 1.037 inquéritos policiais concluídos e um trabalho marcante de educação e conscientização envolvido. Foram realizadas, por exemplo, 291 palestras e 583 ações de panfletagem e orientações à população.

“Avaliamos o resultado como muito positivo, com quatro mil vítimas atendidas em geral. Isso demonstra a preocupação e o empenho com que o governo do Estado de Santa Catarina trata e com prioridade este tema da violência contra a mulher no Estado. Destaco ainda a integração das Forças de Segurança, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros Militar de SC em prol da sociedade e os atendimentos às mulheres”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

Entre as autoridades presentes, participaram a Perita-geral da Polícia Científica de SC Andressa Fronza, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano de Souza; Delegada Patrícia Zimmermann, coordenadora das Dpcamis da Polícia Civil em SC e a tenente-coronel Naima Amarante, coordenadora da Secretaria de Programas Institucionais da Polícia Militar de SC.

Protocolo Integrado de Atendimento às Vítimas é lançado e une as Forças de Segurança

Ainda nesta sexta-feira, a SSP-SC e as Forças de Segurança lançaram o Protocolo Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência em SC. A inovação tende a aprimorar os atendimentos prestados no Estado e une a SSP-SC, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC no fluxo de atendimento às vítimas.

O Protocolo também visa a prevenção, a garantia dos direitos e a assistência às vítimas, integrar as ações e orientar os profissionais na linha de frente. Com isso, poderão na prática, por exemplo, serem evitados deslocamentos já realizados, garantir um atendimento humanizado e acolhedor, reduzindo a revitimização.

Números da Operação Shamar em SC:

236 Municípios abrangidos

1.803 Efetivo policial

582 Viaturas empregadas

1.840 Atendimentos de ocorrências de violência doméstica familiar contra a mulher

487 Diligências de conduções de suspeitos violência doméstica familiar contra a mulher

356 Prisões/Apreensões em flagrante delito de violência doméstica familiar contra a mulher

3.267 Medidas protetivas de urgência acompanhadas

1.309 Medidas protetivas de urgência solicitadas

293 Medidas cautelares solicitadas

745 Inquéritos policiais instaurados

1.037 Inquéritos policiais concluídos

1.458 Denúncias apuradas

49 Apoios a oficiais de Justiça para intimação de medidas protetivas de urgências

126 Acompanhamentos para retirada de pertences pessiais

4.314 Vítimas atendidas

58 Presos por mandados de prisão por violência doméstica

5 Menores apreendidos por mandados de busca e apreensão

56 Mandados de busca e apreensão cumpridos

17 Armas brancas apreendidas

11 Armas de fogo apreendidas

54 munições apreendidas

291 Palestras realizadas

583 Ações de panfletagem e orientações

10 Presos em flagrante por feminicídio tentado

3 Presos em flagrante por feminicídio consumado

7 Presos por mandado de prisão por feminicídio

12 Atendimentos de ocorrências de feminicídio tentado

4 Atendimentos de ocorrências de feminicídio consumado

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support