Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Operação Posto Legal registra...

Operação Posto Legal registra 16 irregularidades em 188 varejistas de combustíveis fiscalizados

De 188 estabelecimentos varejistas de combustíveis fiscalizados durante a Operação Posto Legal, apenas 16 apresentaram irregularidades no cumprimento de obrigações tributárias acessórias, um índice inferior a 10%. A ação foi realizada por 26 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda de 1º a 3 de abril nas regiões do Médio e Alto Vale e Planalto Norte.

“O resultado surpreendeu positivamente. A grande maioria dos postos fiscalizados (91%) opera em conformidade com as exigências da legislação tributária. O baixo índice de irregularidades confirma o sucesso do fisco catarinense no combate à sonegação no setor dos combustíveis”, avalia Vantuir Luiz Epping, coordenador do Grupo Especialista Setorial de Combustíveis e Lubrificantes (escol/SEF).

Os contribuintes que apresentaram irregularidades serão submetidos a auditorias fiscais, uma fiscalização mais abrangente, realizada sobre as operações de compra e venda de mercadorias realizadas pelo estabelecimento. Na operação, 42 postos também foram intimados a apresentar os dados da Memória da Fita Detalhe dos Emissores de Cupom Fiscal (ECF’s), que serão submetidos a uma análise mais aprofundada.

A operação verificou a regularidade no cumprimento de obrigações tributárias acessórias, relacionadas ao sistema de gestão do seu estabelecimento, formado pelas bombas de abastecimento de combustível, pelo ECF, pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF) e pelos equipamentos utilizados em transações com cartão de débito ou crédito. O Gescol contou com o apoio do Grupo Regional de Ação Fiscal (GRAF).

Balanço da operação por Gerência Regional da SEF:

Postos fiscalizados = 188

Auditores Fiscais = 26

Postos com alguma irregularidade = 16

Regional Blumenau (Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Indaial, Rodeio e Timbó) – 35 postos fiscalizados, 1 posto com irregularidade.

Regional Rio do Sul (Agronômica, Ibirama, Lontras, Pouso Redondo, Rio do Sul e Taió)– 46 postos fiscalizados, 5 postos com irregularidades.

Regional Porto União (Caçador, Canoinhas, Irineópolis, Matos Costa, Porto União e Três Barras) – 47 postos fiscalizados, 8 postos com irregularidades.

Regional Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul) – 60 postos fiscalizados, 2 postos com irregularidades.

Assessoria de Comunicação SEF
Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Sarah Goulart
avaz@sef.sc.gov.br/cschmitz@sef.sc.gov.br/sgoulart@sef.sc.gov.br
(48)3665. 2575/2572/2504

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support