Operação Packing List: Fazenda participa de investigação que apura infrações tributárias em SC
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) atuou em operação voltada à investigação das práticas de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e outros crimes contra a ordem tributária nesta quinta-feira, 13, durante o cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú.
Auditores fiscais da Fazenda Estadual participaram dos trabalhos em apoio ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) na Operação Packing List, que buscou o recolhimento de provas relacionadas a fraudes tributárias praticadas por empresários do setor de distribuição atacadista em Tijucas, na Grande Florianópolis.
Os grupos investigados são suspeitos de realizar o transporte e comercialização de mercadorias sem o fornecimento obrigatório de nota fiscal, assim suprimindo ou reduzindo o ICMS, como explica o coordenador técnico do Grupo de Análise e Pesquisa Fiscal da Fazenda, auditor fiscal Felipe Naderer:
SONORA
O termo “Packing List” faz referência a um documento usado no transporte de mercadorias. Esse documento descreve detalhadamente os itens que estão sendo transportados, incluindo quantidades, pesos e volumes. O porte desse documento é fundamental para garantir a organização e o controle no processo de logística e transporte de cargas — ainda que, nesse caso, o transporte deveria estar acompanhado de documentos fiscais.