Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Operação Limpeza Geral da...

Operação Limpeza Geral da Polícia Civil apura crimes praticados contra o SAMAE de Blumenau

Foto: Polícia Civil

4ª DECOR – Delegacia Especializada em Combate à Corrupção – deflagra a Operação Limpeza Geral para desmantelar organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em prejuízo do SAMAE/Blumenau. Em março de 2021, o SAMAE de Blumenau realizou licitação para contratar empresa especializada em roçada e limpeza geral de áreas externas dos seus imóveis.

A investigação aponta que houve fraude ao caráter competitivo da licitação, eis que 3 empresas em conluio impediram a plena participação dos demais concorrentes, bem como direcionaram o procedimento para a empresa vencedora.

Após vencida a licitação, essa empresa superfaturou os serviços de roçada e limpeza geral, informando metragens que chegaram a superar até o triplo do tamanho do imóvel (caso do “Reservatório Araranguá” – Bairro Garcia).

A Polícia Civil estima que a empresa auferiu lucro ilícito médio de 100 mil reais ao mês.

Ao longo da operação, foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária, bem como 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. A Polícia Civil procedeu com o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de 1,5 milhão de reais. A justiça determinou o afastamento cautelar de 3 servidores públicos, incluindo o diretor presidente do SAMAE.

Participaram da Operação as Unidades da Divisão Estadual de Investigação Criminal – DEIC, da Coordenadoria das Delegacias de Combate à Corrupção – CECOR/DEIC, bem como da 3 Delegacia Regional de Polícia Civil, com cerca de 70 policiais civis, além policiais das delegacias da região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support