Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Operação Limpa Fio: Procon...

Operação Limpa Fio: Procon SC apresenta projeto para limpar e fiscalizar postes de energia em Santa Catarina

Diretora do Procon SC, delegada Michele Alves convoca população a denunciar postes superlotados que apresentem risco

O Procon SC apresentou, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na sede da Celesc, em Florianópolis, a Operação Limpa Fio, um inovador e ambicioso projeto para higienizar, organizar e fiscalizar as fiações nos postes de eletricidade em todo o Estado de Santa Catarina. A intenção do projeto é promover segurança ao consumidor e combater tanto a poluição visual como fiações clandestinas.

Participaram do pontapé inicial do projeto representantes da Celesc, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Apronet (Associação Catarinense de Provedores de Internet), além da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, e a diretora do Procon SC, delegada Michele Alves.

“Hoje foi o início deste projeto que vai colocar Santa Catarina em evidência no cenário nacional. Missão dada pelo governador Jorginho Mello: iremos limpar Santa Catarina com a ajuda dos prefeitos, dos Procons municipais, Anatel e ajuda do consumidor, que será também nosso fiscal através do Zap Denúncias”, disse a delegada Michele Alves, diretora do Procon SC, que convoca a população a denunciar postes de energia superlotados e poluídos.

Os postes contêm, além da fiação de energia elétrica, diversos cabos utilizados por empresas de telecomunicação, como fibra óptica de internet, por exemplo. Embora as empresas sejam responsáveis pela manutenção, muitas abandonam cabos inutilizados, além de fornecedores clandestinos e ligações elétricas ilegais. Este cenário resulta em perigo à população, já que aumenta o risco de acidentes.

“A reunião organizada pelo Procon SC é de fundamental importância para que a gente faça a limpeza dos fios que não são mais utilizados e que deixa poluição visual e desorganização, o que facilita tanto pro clandestino como ao criminoso, pois fica mais difícil de fiscalizar. Fico feliz com a iniciativa, pois Florianópolis trabalha nisto há um ano e é muito bom saber que, em Santa Catarina, com o governador Jorginho Mello, nós podemos unir forças e levar este exemplo a todo o Estado”, declarou a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos.

A Limpa Fio irá começar com uma das 16 regiões de Santa Catarina, de acordo com a divisão adotada pela Celesc. Trata-se da região chamada de Arflo, que abarca: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, São José, São Pedro de Alcântara, Canelinha, Palhoça, Tijucas, Major Gercino, Nova Trento, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e São João Batista.

“É um passo inicial, através dessa promoção que o Procon SC está fazendo, montar vários grupos de trabalho em cada região do Estado para organização e limpeza dos postes. Isto vai trazer mais segurança e ordenamento urbano mais adequado. Esta frente estadual vai trazer uma mudança muito expressiva ao Estado”, afirmou Carlos Marcussi, da Diretoria de Distribuição da Celesc.

De acordo com Juliano Romão, representante da Anatel em Santa Catarina, há duas classificações ao termo “clandestino” no uso de postes de energia. À Celesc é na esfera de regularização e contratação de infraestrutura de postes. À Anatel é a operação de um serviço sem outorga ou registro pela agência.

“Temos a necessidade de atuar em conjunto para evitar a clandestinidade. Isso implica na qualidade do serviço, pois a dimensão dos postes pode não aguentar a quantidade de cabos. Foi muito frutífera a reunião e vejo muito boa vontade dos envolvidos”, disse Romão, que explicou que o novo regulamento às estruturas de postes foi aprovada pela Anatel e agora está sob análise da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Precisamos higienizar e automaticamente teremos menos fios pendurados que podem ocasionar menos acidentes. Outra questão é a quantidade de fios de telecomunicações nos postes, o que gera abalroamento e ocasiona acidentes”, explicou Leandro Seemann, Gerente Regional da Celesc.

A execução do projeto está previsto para ter início no segundo semestre deste ano, quando começam as ações de fiscalização, medidas corretivas e acompanhamento público da evolução do projeto.

Em dúvida, acione o Procon SC!

Como acionar o PROCON SC

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal.

Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

Siga as redes sociais do Procon SC

X / Twitter = https://x.com/procon_sc
Facebook = https://www.facebook.com/procon.santacatarina
Instagram = https://www.instagram.com/procon.sc/
Threads = https://www.threads.net/@procon.sc
Youtube = https://www.youtube.com/@ProconSantaCatarina
TikTok = https://www.tiktok.com/@proconsc
Linkedin = https://www.linkedin.com/company/procon-sc/?viewAsMember=true

Foto: Bruna Lima
Texto: Filipe Prado