Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Operação Integração do Núcleo...

Operação Integração do Núcleo Rondon da Udesc teve a participação de mais de 20 mil pessoas

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) esteve durante 10 dias em 10 cidades da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e em São Joaquim, na Serra, por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da instituição que realizou a sua quinta operação, intitulada Operação Integração, que teve a participação de 20.364 pessoas das comunidades participantes, entre 10 e 20 de julho.

Mais de 200 extensionistas, entre alunos e servidores da Udesc e de instituições parceiras, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalharam em 528 oficinas distribuídas nas 11 cidades. Ações que envolvem as áreas da extensão universitária brasileira: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção.

“Foi muito grande o envolvimento dos acadêmicos com a comunidade, que também interagiram na organização de festas locais como a Festa do Colono em São Pedro de Alcântara; a festa junina no município de Rancho Queimado, onde um grupo de extensionistas foi a mesa julgadora de um concurso de bolos; e outras ações como a formação de um grupo de jovens, também na cidade de Rancho Queimado”, acrescentou o coordenador do NER Udesc, Alfredo Balduíno Santos, que afirmou também que outras parcerias poderão ser firmadas entre as cidades e o NER, no futuro.

“Um dos destaques dessa operação foi a atividade realizada na Praça Municipal de São Pedro de Alcântara, que foi revitalizada pelo grupo e na sexta-feira, 19, recebeu o brasão do NER Udesc”, acrescenta Santos, que enfatiza que todas as cidades tiveram um número expressivo de participantes e de oficinas realizadas.

Além das duas cidades, citadas pelo coordenador, e São Joaquim, na Serra, as cidades que receberam o NER Udesc foram: São Bonifácio, Biguaçu, Palhoça, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e Santo Amaro da Imperatriz.

No encerramento, na manhã de sábado, 20, todo o grupo de extensionistas esteve reunido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na cidade de Biguaçu. Na ocasião membros da prefeitura do município, comunidade e representantes da Udesc, estiveram presentes. O evento foi marcado pela presença do professor da Universidade Estadual da Guanabara, Francisco José da Veiga Alves, que participou da primeira operação do Projeto Rondon, em julho de 1967, em Rondônia.

“O balanço foi bastante positivo tanto no número de extensionistas participantes, quanto no número de pessoas atendidas nas comunidades. Percebe-se que esse é o caminho para que o projeto Rondon na Udesc continue crescendo. Já estamos começando a nos preparar para a próxima operação, que deverá ser em fevereiro de 2014, no Planalto Norte de Santa Catarina”, informou o coordenador do NER.

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support