Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Operação Integração do Núcleo...

Operação Integração do Núcleo Extensionista Rondon Udesc encerra neste sábado em Biguaçu

A Operação Integração do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), chega ao fim neste sábado, 20, no município de Biguaçu. A cidade é uma das dez de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis, que participaram do programa nesta edição, além de São Joaquim, no Planalto Serrano.

Desde o dia 10 de julho, 140 extensionistas da Udesc e outros 60 de instituições parceiras e estudantes, com o apoio de mais 20 servidores da Udesc, realizaram as ações do NER, que contemplam as áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção.

Durante os 10 dias de operação, o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Moraes Nunes, estiveram em algumas cidades. Para o reitor, poder presenciar as atividades dos alunos foi de muita motivação. “Acompanhar nossos alunos na Operação Integração é algo muito gratificante. A integração proporcionada pela ação extensionista faz com que a universidade ganhe pela oportunidade e a sociedade por toda essa interação”, enfatiza Sousa.

“Podemos presenciar alunos, técnicos e professores envolvidos e motivados por toda troca de experiências e conhecimentos durante a operação integração”, completa o pró-reitor de Extensão.

De acordo com o coordenador do núcleo, professor Alfredo Balduíno Santos, mais de dez mil pessoas das comunidades participantes teriam sido beneficiadas pelas oficinas, até quinta-feira, 18 de julho. Cada cidade, segundo Santos, em média, recebeu 20 oficinas.“Durante esses dias deslumbramos a possibilidade de novas ações de extensão nos municípios e a ampliação de universidades parceiras e o que pudemos ver, por exemplo em Governador Celso Ramos, que a cada operação temos uma maior participação das pessoas das comunidades”, afirmou Santos que confirmou que só no município citado, foram feitas 56 oficinas, envolvendo 1481 participantes.

Encerramento

Nesta sexta-feira, 18, os encerramentos iniciaram nas cidades participantes: Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São Joaquim e São Pedro de Alcântara.

O encerramento oficial acontecerá às 10h da manhã de sábado, 20, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu, localizado na Rua Libório Francisco Goedert, no Loteamento Avelino Muller.

Operações do NER Udesc

A Operação Integração do NER Udesc, é a quinta desenvolvida pela instituição. Desde 2010 o NER tem realizado operações próprias. A primeira aconteceu em dezembro de 2010, com o nome de Operação Contestado, na região do Planalto Norte; seguida pela Operação Fronteira, no Extremo Oeste Catarinense, em julho de 2011; Operação Caminho dos Tropeiros, na região serrana, em dezembro de 2011; e a Operação Serra & Mar, no Sul, entre julho e agosto de 2012.De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, mais de 50 mil pessoas, durante essas ações, participaram das ações promovidas pela Udesc. Para Nunes “as operações são oportunidades de tornar a Udesc ainda mais representativa para os catarinenses”, finaliza.

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support