Operação do Núcleo Rondon da Udesc atende municípios do Sul de SC até dia 22
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está prestes a iniciar a Operação Caminhos do Sul em 22 municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão.
A abertura das atividades ocorrerá nesta quarta-feira, 12, no Cine Teatro Mussi, em Laguna, com as presenças do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e do secretário-executivo regional de Laguna, Luiz Felipe Remor, além dos mais de 300 participantes (acadêmicos e servidores).
Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Confira a lista preliminar das equipes.
A Operação Caminhos do Sul será realizada nos seguintes municípios:
- Armazém
- Balneário Rincão
- Braço do Norte
- Cocal do Sul
- Garopaba
- Gravatal
- Imbituba
- Jaguaruna
- Laguna
- Morro da Fumaça
- Nova Veneza
- Orleans
- Paulo Lopes
- Pedras Grandes
- Pescaria Brava
- Sangão
- Santa Rosa de Lima
- São Ludgero
- São Martinho
- Treviso
- Tubarão
- Urussanga
O nome da 13ª operação do núcleo da Udesc contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.
Atuação do NER
Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.
Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8029 e 3664-8143, das 13h às 19h, e pelo e-mail projrondon09@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010