Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Operação Caminhos Seguros resulta...

Operação Caminhos Seguros resulta em 51 prisões de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Fotos: Divulgação / SSP

A Operação Caminhos Seguros, focada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, resultou em 51 prisões em Santa Catarina entre os dias 2 a 20 de maio. Também foram realizados trabalhos preventivos, educativos e apreendidas drogas e armas.

Os dados finais foram apresentados na tarde desta quarta-feira, 22, em uma reunião de balanço realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e as forças de Segurança de SC que atuaram na ação: a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica.

O levantamento final no estado aponta que, das 51 prisões, foram 23 presos em flagrante delito e 28 presos por mandados de prisão. Ainda, o efetivo empregado foi de 1.916 policiais e de 574 viaturas. As equipes desenvolveram 75 ações de panfletagem e realizaram 49 palestras. Foram apreendidas duas pistolas, fiscalizados 853 locais e 4.272 veículos. Também foram realizados 462 pontos de bloqueio (blitz).

A operação cumpriu no período 26 mandados de busca e apreensão e atendeu 11 vítimas. Foram realizados ainda 131 exames periciais de violência sexual e 8 de lesão corporal. Entre os dados consta ainda que dois menores foram apreendidos em flagrante e quatro menores foram apreendidos por mandado.

“Mais uma vez o Governo de Santa Catarina, por meio de suas forças que compõem a Segurança Pública, desencadeou a operação Caminhos Seguros e os resultados são positivos. Foram cerca de dois mil integrantes para combater essa barbárie que é a exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressaltou o secretário adjunto que responde pela Secretaria da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ao parabenizar as Forças de Segurança.

No balanço, também foram destacadas a integração e a troca de informações entre as forças de Segurança e a importância dos trabalhos preventivos e educativos.

Participaram da reunião de avaliação, além do secretário, a delegada da Polícia Civil, Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) em SC; o chefe da Secretaria de Coordenação Operacional da Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel Fernando Vanderlino Vidal; o perito da Polícia Científica de SC, Luciano Henrique Barca de Oliveira e integrantes das áreas de inteligência e operações integradas da SSP.

A operação Caminhos Seguros

A operação Caminhos Seguros é realizada em maio em todo o país. O dia “D’’ foi em 16 de marco, na Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
De acordo com o MJSP, essa é a 4º edição da Caminhos Seguros, operação pensada para fomentar ações de segurança pública de amplitude nacional com impactos positivos.

Assessoria de Comunicação
Diogo Vargas
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support