Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Operação Aulas Seguras: Imetro-SC...

Operação Aulas Seguras: Imetro-SC encontra baixo índice de irregularidades

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) encerrou a primeira etapa da Operação Aulas Seguras. Coordenada em todo o país pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, o objetivo da ação é orientar consumidores e comerciantes e coibir a venda de materiais escolares com irregularidades, seja na segurança ou na quantidade. No quesito segurança, foram fiscalizados mais de 13 mil produtos e o índice de irregularidade foi inferior a 1%.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, comemora o alto índice de conformidade da segurança dos artigos escolares em Santa Catarina. “Sabemos que o percentual de irregularidades destes produtos Brasil afora é mais alto. Isto indica que estamos no caminho certo, seguindo a determinação de nosso governador Jorginho Mello de orientar o setor produtivo. Mostra também o compromisso do empresário catarinense em observar as exigências do Inmetro.”

Nossa recomendação aos pais ou responsáveis é que observem o Selo do Inmetro na hora da compra. Ele é a indicação de que o produto foi testado e é seguro”, enfatiza.

De acordo com o regulamento do Inmetro, 25 artigos escolares devem ter o Selo de Conformidade visível na embalagem.

A lista inclui apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica/roller/gel; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; compasso; curva francesa; esquadro; normógrafo; régua; transferidor; estojo; massa de modelar; massa plástica; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela). No caso de material vendido a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, a embalagem expositora com o Selo do Inmetro deve estar próxima ao produto. Quando comprar, exija a nota fiscal.

Fiscalizações continuam

Na segunda etapa da Operação Aulas Seguras, que já está em andamento, o foco é na quantidade dos produtos. Os fiscais coletam amostras de mercadorias para verificar se as embalagens dos produtos contêm a quantidade declarada pelos fabricantes em sua rotulagem, verificando peso, volume, dimensão ou número de unidades, conforme o produto. “É um trabalho minucioso onde fazemos, até mesmo a contagem do número de folhas de um caderno. Fiscalizamos desde o peso da cola disponível em um tubo, o volume de tinta de uma embalagem e a quantidade de folhas em resmas. O objetivo é valorizar o fabricante que coloca no mercado mercadorias com a quantidade correta, garantindo assim que o consumidor está levando para casa exatamente a quantidade de produto que está pagando”, frisa o gerente de Produtos Pré-Medidos do Imetro-SC, Jeferson Farias Domingues.

A fiscalização quantitativa vai até o dia 2 de fevereiro. Os fabricantes ou importadores que tiverem seus produtos reprovados em perícia metrológica realizada pelo Imetro-SC serão autuados e responderão a processo administrativo junto ao órgão assegurado o amplo direito de defesa e ao contraditório, podendo culminar com as penalidades de advertência, multa e também em alguns casos interdição e/ou apreensão dos produtos.

Denúncias e acidentes

Caso o consumidor encontre produtos sem o Selo no mercado formal, deve entrar em contato com a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br

Em caso de acidentes de consumo que envolvam um artigo escolar ou qualquer outro produto ou serviço, o relato deve ser efetuado no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço: www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/acidentes-de-consumo/relate-seu-acidente-de-consumo-no-sinmac

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support