Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Opções para o final...

Opções para o final de semana: circuito Vale Europeu e Osterfest

O circuito Vale Europeu para Caminhantes, em Santa Catarina, proporciona uma caminhada por estradas bucólicas no meio da natureza e com contato com a comunidade local. Com início e término na cidade de Indaial, o Circuito para Caminhantes tem um trajeto de 220 km, passando ainda por Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Pomerode, Apiúna e Timbó.

Foto: Eduardo Kruger

O percurso apresenta diversas altitudes, variando entre 60m e 700m acima do nível do mar, porém as dificuldades são aceitáveis para praticantes com ou sem experiência. São sugeridos nove dias de caminhada para percorrer o caminho completo, em trajetos ricos em detalhes naturais que lembram as cidades da Europa. O roteiro foi traçado para fugir do asfalto e de vias muito movimentadas e a maior parte do circuito está em áreas rurais. Além do circuito a ser percorrido a pé, pode ser feito de bicicleta.

>>> Confira informações sobre os roteiros de biclicleta

A região também possui diversas opções e infraestrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas. O percurso no circuito do Vale Europeu pode ser feito em qualquer época do ano, de forma independente ou organizada. Interessados podem buscar informações no site www.circuitovaleeuropeu.com.br ou por e-mail valeeuropeu@tpa.com.br.

Final de semana também tem Osterfest

Na região turística Vale Europeu, a cidade de Pomerode prepara os últimos detalhes para receber a Osterfest, inspirada nos ingredientes e tradições herdadas dos colonizadores alemães.  A tradicional festa de Páscoa começou na quinta-feira, 25 de fevereiro, e termina em 27 de março, sempre de quinta-feira a domingo, no Centro Cultural de Pomerode.

A 8ª edição da Osterfest prioriza a interação das famílias com a preservação da Páscoa. Um dos momentos mais esperados é a Serenata de Páscoa – Stüppen. Músicos passarão pelas casas da comunidade na madrugada do dia 27 de março para anunciar as boas novas de Cristo e serão convidados a celebrar a mesa farta. A programação conta ainda com oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestinhas, oficina da Osterbaum, trenzinho, brinquedos infantis, contação de histórias, Casa do Coelho, apresentações culturais e de grupos folclóricos, artesanato e produtos locais, casa do café colonial, e passeio com carros de mola e com bicicletas decoradas.

Maior árvore de Páscoa do mundo

Mais uma vez o evento terá a maior árvore de casquinhas artificiais do mundo, com cerca de 120 mil unidades. A Osterbaum ficará na área externa do Centro Cultural e mais de 50 pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. A organização está mobilizada ainda com outra árvore, inédita e comum na Alemanha. Será montada outra Osterbaum, com cerca de dez mil casquinhas de ovos naturais, que poderá ser visitada em uma área nova e coberta. O público poderá aumentar a decoração, personalizando uma casca e depois pendurando-a nos galhos.

Informações adicionais para a imprensa
Raquel Santi 
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL
E-mail: raquelsanti@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436 / 98843-2061
Site: www.sol.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support