Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ônibus Lilás passa pela...

Ônibus Lilás passa pela regional de Videira


Fotos: Divulgação Prefeitura de Rio das Antas

Três municípios da Regional de Videira receberam, entre os dias 6 e 10 de agosto, o “Ônibus Lilás”, unidade móvel para ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, que desenvolve o programa “Mulher, Viver Sem Violência”.

As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de saúde e assistência social de Rio das Antas, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da ADR Videira.

Rio das Antas

Em Rio das Antas o ônibus ficou dois dias. Na segunda-feira, 6, a unidade foi estacionada no pátio da rodoviária no centro do município e na terça-feira, 7, em frente à unidade básica de saúde.

Nos dois dias foram realizadas uma série de atividades voltadas ao público feminino, como avaliação odontológica e testes rápidos de saúde, além de roda de conversa com a psicóloga Silvane Andreoli, sobre empoderamento feminino, autoestima e prevenção às violências.

joomplu:38857

De acordo com o secretário de saúde de Rio das Antas, Adriano Slongo, foram realizados um total de 147 atendimentos e envolvido nas palestras um grande público, inclusive de jovens e adolescentes, o que revela o interesse da comunidade local pelas ações desenvolvidas. “Queremos agradecer às mulheres de Rio das Antas que participaram ativamente das atividades, valorizando essa importante iniciativa”.

Pinheiro Preto

Na quinta-feira, 9, foi a vez de Pinheiro Preto receber o ônibus lilás. A secretária da Saúde e Bem-Estar Social, Zildete Denardi, avaliou positivamente a iniciativa que foi uma parceria do Governo do Estado  com o município.

“Mobilizamos a população para as atividades, envolvemos nossos profissionais de psicologia e assistência social, com realização ainda de testes rápidos de saúde, embelezamento para as mulheres e orientações da Polícia Militar”, conta.

O ônibus lilás ficou pela manhã em frente as pipas no centro da cidade, e no período da tarde próximo ao pavilhão do bairro São José.

Tangará

E na sexta-feira, 10, a agenda fechou com o município de Tangará. O ônibus ficou na Praça Darci Casagrande. As participantes foram através de atendimento especializado sobre o assunto e testes rápidos da área da saúde.

Já no período da tarde a unidade ficou estacionada em frente ao Centro Múltiplo Uso, onde a equipe de saúde e assistência social do município realizou palestras alusivas ao tema, atendimento individualizado e atividades físicas.

As ações em Tangará foram realizadas por meio de uma colaboração entre Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Habitação, Secretaria de Educação, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Polícia Militar, EPAGRI, Poder Judiciário da Comarca de Tangará e Conselho Tutelar.

Esclarecimento

Os demais municípios da ADR Videira tinham agenda prevista para junho, porém a programação foi cancelada devido à greve dos caminhoneiros.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Murilo Roso
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail:
imprensa@vii.sdr.sc.gov.brmuriloroso@gmail.com
Telefone: (49) 3533.5417 / (49) 9 8814 0731

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support