Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ônibus Lilás do Programa...

Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver sem Violência finaliza o roteiro da Regional de Maravilha nesta quinta-feira

O ônibus itinerante do Programa Mulher Viver sem Violência percorreu quatro municípios da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha. A programação foi realizada do dia 21 a 24 de maio.

Esta ação é realizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e municípios. O programa tem como objetivo orientar e informar as mulheres, bem como integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados a elas. O veículo é estruturado com duas salas de atendimento para prestar orientações às mulheres e está percorrendo o Estado.

A programação começou no dia 21 de maio no município de Caibi. Na Praça Municipal Pedro Antonio Bigaton, onde foram repassadas orientações por membros do Poder Judiciário da Comarca de Palmitos à comunidade em geral e também para jovens alunas no 9º ano da EEB Humberto de Alencar Castelo Branco. 

Em Riqueza a ação foi realizada durante o dia 22 no Centro Social do município. A palestra sobre Violência contra a Mulher com a palestrante Sandra Bataglin chamou a atenção da comunidade. Participaram do evento cerca de 300 pessoas. Para as alunas Diviane Peretti Kapp e Bianca Locatelli de 15 anos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Genoveva Dalla Costa a palestra trouxe muitas informações sobre a realidade da violência existente contra a mulher. “A palestra me chamou a atenção por que devemos estar preparadas para evitar qualquer tipo de violência e também devemos estar atentas a violência que pode estar a frente de nossos olhos e que muitas vezes não enxergamos”, diz Bianca.

De acordo com o professor de filosofia da escola, Hevandrus dos Santos é uma característica da EEB Genoveva Dalla Costa participar de atividades como esta, de integração. “O tema violência é um tema atual e para os alunos são importantes essas informações atuais. Esse momento de partilhar conhecimento é uma maneira de ter contato direto com a realidade e a palestra mostrou para os alunos a realidade dura e o leque sobre os tipos de violência enfrentados”.

No dia 23, o ônibus lilás esteve em Cunha Porã. A programação contou com apresentação de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos da Apae, momento de yoga, orientações psicossociais e conversa sobre “O empoderamento feminino” com a coach Lenir Bernardi. Na noite de terça-feira 22, a comunidade participou de uma palestra com o delegado da Polícia Civil do município, Conrado Ferri Cintrão que esclareceu ao público sobre quais são os tipos de violência e de que forma é possível fazer a denúncias.

joomplu:37531

Finalizando o roteiro da semana, o ônibus fez a última parada no município de Cunhataí nesta quinta-feira 24. Mulheres participaram de palestras e testes na área da saúde, oficina de alimentação saudável e também conversas com a polícia militar sobre a legislação em defesa da mulher. Foi realizada amostra de plantas medicinais e parceria com universidades que contribuíram para o dia de informações e orientações.

De acordo com a servidora da gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Lucia Fuzinatto o evento fui um sucesso nos municípios programados, onde contaram com expressiva participação do público feminino. “Os profissionais envolvidos tiveram a oportunidade de empoderar essas mulheres, orientando-as para que quando lidarem qualquer tipo de violência não sofram caladas, busquem ajuda, principalmente através da denúncia”, declara Lucia.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail:
imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support