Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ônibus itinerante do Programa...

Ônibus itinerante do Programa Mulher Viver sem Violência chegará às ADRs do Oeste


Foto: Andréia C.Oliveira/ADR Chapecó

A Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR) sediou nesta segunda-feira,19, reunião de preparação para realização da Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania. Um ônibus itinerante do programa chegará ao meio rural de três municípios de cada ADR, que mais tiveram casos de violência contra a mulher de acordo com os dados do IBGE de 2015. Serão prestadas orientações e serviços nas áreas social, de saúde e cidadania. A programação é organizada pela coordenadoria Estadual da Mulher.

Estiveram reunidos secretários municipais de Assistência Social e profissionais da área de sete Agências de Desenvolvimento Regional: Chapecó, Quilombo, Seara, Concórdia, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Palmitos. Na ADR Chapecó o ônibus itinerante estará em Cordilheira Alta, Nova Itaberaba e no município sede (Chapecó) de 3 a 7 de julho.

As orientações foram apresentadas pela coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e pela representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro.

Segundo a coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, a ação é permanente, sempre levando em conta os índices de violência contra a mulher em Santa Catarina. “Estimulamos a consciência de que a violência está aí, no campo é um tabu trabalhar esta questão. As cidades que recebem o ônibus levam até a área rural os profissionais que já atuam no município na assistência social, saúde, educação, saúde, segurança pública, levando a elas as informações, para fazer de fato este enfrentamento”, explica.

Para o gerente de políticas Sociais da ADR Chapecó, Paulo Monauar, o programa é um aliado no enfrentamento a violência, “estamos engajados na organização desta programação, pois é mais um importante reforço na prevenção e combate a violência contra mulher”, afirma.

A campanha

A Campanha Permanente Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania é um Projeto construído e ratificado pelo Fórum de Enfrentamento a Violência às Mulheres do Campo, da Floresta, das Águas e Quilombolas. Contempla um dos eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência que tem por objetivo integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça, segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support