Ônibus do programa Mulher: Viver sem violência atende mais de 2,5 mil mulheres

Na semana que o calendário registra os 11 anos da Lei Maria da Penha, a mais importante ferramenta de proteção às mulheres no Brasil, Santa Catarina aponta por meio do programa Mulher: Viver sem violência, a passagem do ônibus lilás itinerante por 65 municípios do Estado, somente no primeiro semestre deste ano. São mais de 2,5 mil mulheres atendidas neste período.
O trabalho de mobilização, realizado por uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal tem como foco levar o acesso à informação e o conhecimento da Lei Maria da Penha para as mulheres das áreas mais distantes dos centros urbanos. Neste processo, os municípios articulam ainda a participação dos setores de justiça, saúde, segurança pública, assistência social e outros. O veículo é adaptado para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, sendo equipado com salas de atendimento individual.
De acordo com informações da coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, o trabalho feito visa assegurar que cada vez mais as mulheres catarinenses tenham acesso e conhecimento a esta Lei, junto ao Programa Viver Sem Violência/ Mulheres e Cidadania.
No mês de agosto, serão contempladas com o programa as Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Maravilha, São Miguel, Itapiranga e Dionísio Cerqueira. Por meio destas ADRs, o ônibus itinerante passará nas cidades de Flor do Sertão, Maravilha, Pinhalzinho, Bandeirante, Paraíso, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro.
O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, designou a passagem do ônibus pelas cidades como uma porta de acesso à informação. “As mulheres precisam saber mais e mais sobre seus direitos, para enfrentar as situações de violência com coragem, sem medo. Até o momento os resultados são bem satisfatórios e queremos que este trabalho possa ampliar a cada dia o número de pessoas alcançadas”, resumiu Comin.
Nesta segunda-feira, 7, uma reunião preparatória foi realizada na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, na região do Alto Vale que receberá o ônibus itinerante no mês de setembro. Nesta etapa serão contemplados os municípios de Curitibanos, Rio do Sul e Ituporanga.
Mais informações para a imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST)
Fone: (48) 3664-0916 / (48) 99984-1799
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Site: www.sst.sc.gov.br